Nem as dores no ombro esquerdo atrapalharam Jorge Lorenzo no primeiro dia de atividades da etapa do Japão da MotoGP, a 15ª das 18 previstas para a temporada 2015. Nesta sexta-feira, o espanhol liderou as duas sessões de treinos livres no Twin Ring Motegi, sendo o mais rápido nas atividades iniciais da prova asiática.

Embalado pela vitória na última prova da MotoGP, a etapa de Aragão, Lorenzo sabe que precisa repetir o desempenho neste fim de semana em Motegi para seguir firme na luta pelo título mundial com o italiano Valentino Rossi, seu companheiro de equipe na Yamaha e que lidera o campeonato com uma vantagem de 14 pontos para o espanhol.

Além disso, o retrospecto favorece Lorenzo, pois ele venceu a etapa do Japão nas últimas duas temporadas. E nesta sexta ele dominou os treinos livres, tendo registrado a melhor volta na segunda atividade do dia, com 1min44s731. O espanhol Dani Pedrosa, que ainda não triunfou em 2015, foi o segundo mais rápido, tendo marcado 1min44s859 com a sua Honda e sendo o último piloto a fazer uma

volta em menos de 1min45 nesta sexta no circuito de Motegi.

Os espanhóis foram seguidos pelos dois italianos da Ducati. Andrea Iannone ficou na terceira posição, com 1min45s043, com uma vantagem de apenas 0s016 para Andrea Dovizioso. O britânico Bradley Smith, da Yamaha Tech3, fechou o dia em quinto lugar, com 1min45s250.

O espanhol Aleix Espargaró foi o sexto mais rápido, com 1min45s348. Já o também espanhol Marc Márquez, da Honda e atual campeão mundial, ficou na sétima posição, logo à frente de Rossi, que havia sido o terceiro mais rápido no primeiro treino livre, mas terminou o dia apenas em oitavo lugar.

A lista dos dez primeiros colocados foi completada por dois pilotos espanhóis. Pol Espargaró, da Yamaha Tech 3, ficou na nona posição, enquanto Hector Barbera, da Avintia Ducati, terminou em décimo lugar.

Os pilotos voltam ao circuito de Motegi neste sábado, quando serão realizados o terceiro e o quarto treino livre, além da sessão de classificação, às 2h10 (horário de Brasília). A largada da etapa do Japão da MotoGP está marcada para as 2 horas do domingo.