A grande surpresa no Rubro-Negro foi a reintegração de Netinho ao grupo principal. O jogador havia sido afastado por determinação da diretoria juntamente com outros quatro companheiros (Rafael Moura, Zé Antônio, Alberto e Antônio Carlos) no final de julho. Desde então, o meia vinha treinando em separado e cogitado para deixar o Atlético.

A reintegração foi solicitada pela comissão técnica, departamento de futebol e jogadores. Antônio Lopes acredita que o atleta poderá ser muito útil nesta fase conturbada pela qual passa o Furacão no atual campeonato.

No Brasileiro de 2008, devido a qualidade na bola parada, Netinho foi essencial na luta contra o descenso. Hoje o meia volta aos treinamentos com os jogadores do grupo principal que estão em Curitiba.

De acordo com o diretor de futebol Ocimar Bolicenho, o retorno não é precedente para que os demais afastados e que não foram negociados, Rafael Moura e Alberto, seja também sejam reintegrados.

“São situações diferentes. Houve um entendimento da diretoria e comissão técnica da necessidade de um segundo homem de armação. Diante das circunstâncias optou-se pelo Netinho. É uma nova aposta do clube no jogador”, cravou Bolicenho.

Fase

Netinho ganha uma nova oportunidade para mostrar o futebol que a torcida atleticana sempre esperou. Meia de armação, destaque no Guarani (SP) e no Náutico (PE), no Furacão o jogador não conseguiu demonstrar a mesma regularidade.

Mesmo assim, aceitou atuar na ala esquerda e teve mais maus momentos do que bons. Se queimou junto ao torcedor. Para piorar sua situação constantemente teve que lutar contra as dores no púbis que limitavam sua movimentação.

Isso contribuiu para que ele não conseguisse obter uma preparação física ideal. A última aparição de Netinho com a camisa Rubro-Negra foi no Atletiba do Estadual quando o Furacão perdeu na Arena em 26 de abril.

Em seguida perdeu a titularidade para Márcio Azevedo e preferiu interromper os treinamentos para tratar da lesão. Passou por sessões de fisioterapia e exercícios para melhorar o condicionamento físico. Isso perdurou até ser afastado pela diretoria. Netinho ainda não foi aproveitado neste Brasileirão.