Londrinense vence a primeira na Fórmula Truck

O paranaense Leandro Totti (Ford) da equipe Londrina Racing venceu a 5.ª etapa do Brasileiro de Fórmula Truck realizada ontem, em Campo Grande (MS). Foi a primeira vitória de Totti na categoria que corre desde o ano passado e vem se destacando como um piloto de talento nato e desenvolvimento rápido na técnica de pilotar um equipamento bem mais pesado do que os Fuscas que guiava nos campeonato paranaenses em Londrina. “É gostoso andar na frente, mas também não é mole segurar o Roberval pressionando”, contou Totti que após assumir a liderança cinco voltas antes do fim, teve que se concentrar muito para não ser ultrapassado pelo segundo colocado Roberval Andrade (Scania).

O início da prova previa uma total supremacia do vencedor das duas provas anteriores em Campo Grande, o paranaense Wellington Cirino com seu Mercedes-Benz 1938. Largou na pole e levou a liderança até a 18.ª volta, quando a perdeu para Jonathas Borlenghi (Volkswagen) terceiro colocado na bandeirada final. Antes disso, Cirino até chegou a sofrer alguma pressão de Renato Martins (Volkswagen) até 12.ª volta, mas a partir da relargada, depois da bandeira amarela programada, Renato foi perdendo rendimento e chegou a cair para décimo quando abandonou a prova na 21.ª volta, com problemas na turbina. O mesmo aconteceu com sua companheira de equipe, Débora Rodrigues que deixou seu Volkswagen ao lado da pista em chamas por causa do estouro da turbina, quando ocupava a 11.ª posição.

As maiores disputas na primeira fase da corrida – até a 12.ª volta-, ficaram entre Jorge Fleck (Volvo) e Roberval Andrade (Scania) pela terceira posição e Jonathas Borlenghi (Volkswagen) e Beto Monteiro (Ford) também pelo terceiro lugar, já que Fleck e Andrade se enroscaram entre as curvas 4 e 5 e perderam várias posições na sexta volta da corrida. Na 11.ª volta, Borlenghi e Monteiro também se estranham em uma disputa lado a lado resultando em um pneu furado do líder do campeonato Beto Monteiro. Na parada nos boxes para a troca de pneu, mesmo sem perder voltas por causa da bandeira amarela obrigatória de três voltas, Monteiro voltou só na 20.ª posição e ainda marcou alguns pontos com a 9.ª posição.

Na relargada para a segunda fase da corrida, com o vencedor Leandro Totti já pulando da 20.ª posição para 5.ª, a disputa real para a vitória começou a se definir para a etapa sul-mato-grossense. A pressão em Wellington Cirino foi aumentando com o pelotão liderado por Jonathas Borlenghi trazendo atrás, Leandro Totti, Roberval Andrade, Vignaldo Fízio (Mercedes-Benz) e Beto Napolitano (Volkswagen). Na 19ª volta Borlenghi assumiu a ponta e na 24.ª perdeu-a para o vencedor da prova Leandro Totti. Fízio e Napolitano se enroscaram no final da prova e perderam a disputa pela sexta posição, que ficou com o gaúcho Jorge Fleck (Volvo) depois de ter caído para décimo numa disputa com Roberval Andrade, ainda na primeira fase da corrida.

No final subiram ao pódio na posição de chegada, Leandro Totti, Roberval Andrade, Jonathas Borlenghi, Wellington Cirino e Fabiano Brito. A próxima etapa do brasileiro de Fórmula Truck está marcada para dia 22 de agosto em Londrina, cidade onde mora Leandro Totti. “Lá é minha casa e é na pista de Londrina que a gente acerta o nosso caminhão”, lembra com otimismo o novo vencedor da Fórmula Truck.

Voltar ao topo