Não foi ontem que o Londrina conquistou sua primeira vitória fora de casa na Série B do campeonato brasileiro. Jogando em Natal, o Tubarão perdeu para o América, por 2 x 0. Foi a quinta derrota do time em oito jogos longe do Estádio do Café. O placar fez os paranaenses, que somam 23 pontos, caírem da oitava para a décima posição na classificação.

O técnico Roberto Fernandes, do Londrina, surpreendeu ao anunciar o atacante Anderson Lobão como titular. Reserva que decidiu, com dois gols, o jogo passado (4×2 sobre o Mogi Mirim), ele tomou a vaga do meia Márcio Alan. Entretanto, o artilheiro (oito gols na Série B) não repetiu a eficiência, sentindo a falta de um bom lançador. Este seria Márcio Alan, que só entrou quando o América já vencia.

O time da casa pressionou desde o início, mas coube ao Londrina o primeiro lance de perigo. Foi, aos 17, numa falta cobrada por Jamur. Por centímetros, a bola não entrou, saindo pela linha de fundo.

As melhores respostas do América no primeiro tempo saíram de Rodrigo Tabata. Aos 23, num cabeceio, ele exigiu uma notável defesa de Marcelo. Cinco minutos depois, num chute forte, o habilidoso meia exigiu ainda mais serviço do goleiro do Londrina.

Foi de Tabata o gol, aos quatro minutos do segundo tempo. Numa tabela com Reinaldo Aleluia, ele ficou a sós com os zagueiros. Ao despistá-los, encobriu Marcelo.

A desvantagem obrigou Roberto Fernandes a arriscar, trocando o volante Germano por Márcio Alan e, na lateral-direita, Jamur por Cassiano. Os novos oxigenaram o Londrina, mas a defesa da equipe paranaense continuou inconstante.

Nos quinze minutos finais, o jogo ficou mais corrido e o meio-de-campo foi praticamente esquecido. O Londrina iniciava as ações, mas o América era forte no contra-ataque. Tão forte que fez o segundo. Aos 46, Helinho, numa jogada individual, entrou na área, deixou o goleiro Marcelo para trás e cutucou: América 2 x 0.

Ficha Técnica

América-RN: Marcondes, Edinho, Gino, Márcio Silva e Teci; Ricardo Miranda, Silva Baiano, Ewerton (Márcio Alemão) e Rodrigo Tabata; Reinaldo Aleluia (Marquinhos) e Helinho. Técnico: Wagner Oliveira. Londrina: Marcelo; Jamur (Cassiano), Marcão, André Turatto e Adavílson; Dário, Germano (Márcio Alan), Valdeir e Marcelo Silva; Fumaça (Gil) e Anderson Lobão. Técnico: Roberto Fernandes. Local: Machadão (Natal). Gols: Rodrigo Tabata, 4, e Helinho, 46 do 2.º tempo. Renda: R$ 48.956,00. Público: 6.233 pagantes. Árbitro: Mário Sérgio Bacilon (SE). Assistentes: Claudison Souza Pequeno (SE) e Riomar Mendes Rodrigues (RN). Cartão amarelo: Marcão.