O paratleta Ezequiel Eli Pinheiro Rosa, 35 anos, lançou um desafio: quer ir de Londrina a Curitiba em três dias, percorrendo 130 quilômetros diários. O desafio começa no Centro de Londrina, no dia 27 de abril, e vai terminar dia 30, quando ele chegar ao Parque Barigüi, em Curitiba, percorrendo 390 quilômetros.

O cadeirante, que já foi apoiado pela Lei de Incentivo ao Esporte, gerenciado pela Secretaria do Esporte e Lazer, pretende com este desafio conseguir mais patrocinadores para seu treinamento. Atualmente, Rosa é o recordista brasileiro em maratona na sua categoria.

"Tenho chances de ser qualificado para a seleção brasileira, nas provas de pista de 100, 200 e 400 metros, nas quais tenho bom tempo", afirma. A seletiva acontece ainda no primeiro semestre, para campeonatos mundiais.

O atleta decidiu realizar este desafio depois que participou da Maratona de Curitiba. Atualmente vem treinando todos os dias, percorrendo de 35 a 40 quilômetros com sua cadeira de rodas, pela cidade. "O desgaste da minha cadeira é grande e preciso de apoio de empresários para que me ajudem a continuar competindo", diz Ezequiel, que hoje trabalha em uma sapataria.