Londres quer arrendar maior atração turística de 2012

A ArcelorMittal Orbit, assinalada por muitos como a principal atração turística de Londres 2012 durante os Jogos Olímpicos, está à procura de um proprietário. A capital britânica começou uma verdadeira corrida para que o local seja explorado e as empresas interessadas já podem apresentar seus projetos para assumir a gestão de 10 anos do local.

Desenhada pelo anglo-indiano Anish Kapoor e com 115 m de altura, sua reprodução digital já gerou muita expectativa. O desenho da torre é inspirado na Torre Eiffel, um dos maiores símbolos turísticos do mundo e que fica na capital francesa, Paris.

A ArcelorMittal Orbit tem lojas e restaurantes e espera arrecadar 12 milhões de euros em seu primeiro ano. A empresa que assumir o comando da atração será responsável também pela segurança, recepção, venda de ingressos e gerenciamento de marketing do local.

Com mil toneladas, a torre foi criada com duas plataformas de onde os visitantes poderão observar a Vila Olímpica e boa parte da cidade de Londres. O financiamento desta obra depende, em grande parte, da empresa de aço do homem mais rico do Reino Unido, Laksmi Mittal, que forneceu quase 18 milhões de euros de um orçamento total de quase 21 milhões.

Os 3 milhões restantes ficarão a cargo da Agência de Londres. Enquanto isso, até junho de 2011 saberemos quem será a empresa que vai cuidar da torre, para explorá-lo para os próximos 10 anos.