O carioca João Fonseca, atual número 1 do tênis brasileiro e 24º colocado no ranking mundial, desistiu de participar do ATP 250 de Brisbane, na Austrália, que marcaria sua estreia na temporada 2025. O jovem tenista abandonou o torneio devido a uma lesão na região lombar, conforme informou a Associação de Tenistas Profissionais (ATP) em comunicado oficial.
João enfrentaria o norte-americano Reilly Opeka, 54º no ranking mundial, na primeira rodada do torneio australiano, na madrugada desta segunda-feira (5). A competição serve como preparação para o Aberto da Austrália, primeiro Grand Slam do calendário tenístico.
Esta não é a primeira vez que problemas na lombar atrapalham a carreira do tenista. Há pouco mais de dois meses, João precisou encerrar antecipadamente sua temporada 2025 devido a uma lombalgia, desistindo de competir no ATP 250 de Atenas, na Grécia, que seria seu último torneio oficial no ano.
Aparentemente recuperado, o brasileiro chegou a participar de uma partida de exibição contra o espanhol Carlos Alcaraz, número 1 do mundo, no último dia 8 de dezembro. Na ocasião, Alcaraz superou João por 2 sets a 1.
Com a desistência do torneio de Brisbane, João Fonseca deve deixar o top 30 do ranking mundial. Ele defendia 125 pontos na competição australiana, mesma pontuação que conquistou ao vencer o Challenger de Camberra, seu primeiro torneio na temporada passada.
Apesar do contratempo, o tenista brasileiro já tem uma agenda intensa para o início de 2025, com sete compromissos oficiais programados:
12 de janeiro – ATP 250 de Adelaide (Austrália)
18 de janeiro – Aberto da Austrália
06 de fevereiro – Copa Davis com a seleção brasileira (Canadá)
09 de fevereiro – ATP 250 de Buenos Aires
16 de fevereiro – ATP 500 do Rio de Janeiro
04 de março – Masters 1000 de Indian Wells (Estados Unidos)
18 de março – Masters 1000 de Miami (Estados Unidos)



