O norte-americano Ryan Lochte foi eleito nesta segunda-feira o melhor nadador de 2011 pela Federação Internacional de Natação (Fina). Lochte brilhou neste ano ao faturar cinco medalhas de ouro no Mundial de Esportes Aquáticos de Xangai, em julho.

continua após a publicidade

O nadador se destacou ainda por quebrar o primeiro recorde mundial em piscina longa (de 50 metros) após o fim dos supermaiôs, banidos pela Fina no início de 2010. Lochte obteve o feito nos 200 metros medley, ao deixar para trás o compatriota Michael Phelps, episódio que se repetiu também nos 200 metros livre.

Lochte ainda se sagrou campeão mundial nas provas dos 200 metros costas, 400 metros medley e no revezamento 4×200 metros livre, este na companhia de Phelps. No feminino, a norte-americana Melissa Franklin foi eleita a nadadora do ano após faturar o ouro nos 200m costas, 4x200m livre e 4x100m medley, a prata no 4x100m livre e o bronze nos 50m costas.

Enquanto os americanos dominaram os prêmios na natação, os chineses brilharam nos saltos ornamentais. Campeão mundial na plataforma de 10 metros no individual e sincronizado, Qiu Bo foi eleito o destaque do ano no masculino. Wu Minxia, campeã no trampolim de três metros individual e sincronizado, faturou o prêmio no feminino.

continua após a publicidade