Imperdível

Livro conta a história do maior jogador de basquete do Paraná

Mayr Facci em 2010. Ídolo faleceu recentemente, mas ficou eternizado no livro de Firmino Dias Lopes. Foto: Henry Milleo
Mayr Facci em 2010. Ídolo faleceu recentemente, mas ficou eternizado no livro de Firmino Dias Lopes. Foto: Henry Milleo

Acontece neste sábado (6) o lançamento do livro “Mayr Facci – o gato selvagem”, do jornalista Firmino Dias Lopes, que conta a história do maior jogador de basquete do Paraná de todos os tempos. O lançamento será no Café Zermatt, no Shopping Omar, a partir das 10h.

Mayr Facci nasceu em Catanduva, no interior de São Paulo, e chegou em Ponta Grossa em 1949, para brilhar com a camisa do Guarani. Foi campeão estadual diversas vezes, fez parte da seleção paranaense e participou de duas olimpíadas (Helsinque em 1952 e Melbourne em 1956). Ele faleceu em 2015, mas deixou um legado incrível para o basquete paranaense.

Lançamento do livro Mayr Facci - o gato selvagem, do jornalista Firmino Dias Lopes
Capa do livro “Mayr Facci – o gato selvagem”, do jornalista Firmino Dias Lopes.

Firmino Dias Lopes é cearense, mas está no Paraná há várias décadas. Trabalhou na área esportiva durante anos e agora se dedica à literatura. Ele já está preparando um livro que conta a história do ídolo do futebol Tião Abatiá, um dos maiores nomes do Coritiba. Dias Lopes também escreveu “A História do Futebol de Salão do Paraná” e “Do São Cristóvão ao Guarany – a história do futebol sobralense”.