Liverpool vence Udinese na Itália e se classifica

O Liverpool entrou em campo nesta quinta-feira no estádio Friuli, em Udine, correndo o risco de ser eliminado da Liga Europa, mas fez sua parte ao vencer a Udinese por 1 a 0 e ainda contou com uma derrota do Anzhi por 3 a 1 para o Young Boys na Suíça para ficar com a primeira posição do grupo A.

Ao final da sexta e última rodada, houve empate triplo em dez pontos entre ingleses, russos e suíços. Levou-se em conta então apenas os resultados envolvendo os três times, o que deixou os ‘Reds’ em primeiro e o Anzhi em segundo. A equipe italiana, que já estava eliminada, somou apenas quatro.

Liverpool e Anzhi conhecerão seus adversários na fase de 16 avos de final no próximo dia 20, em sorteio realizado pela Uefa em Nyon, na Suíça.

O Liverpool levou alguns sustos no começo do jogo em Udine. Ranégie cabeceou perigosamente à esquerda do gol, aos 15 minutos do primeiro tempo, e Pereyra, com um chute venenoso de fora da área, obrigou o goleiro Reina a fazer linda defesa.

Depois da pressão sofrida, os ‘Reds’ fizeram 1 a 0 aos 23 minutos. Suárez cabeceou após cruzamento da esquerda, Suso ficou com a sobra e serviu Henderson, que não desperdiçou a oportunidade e abriu o placar.

O segundo gol esteve perto de acontecer logo aos dois minutos da etapa final, mas Suso teve seu chute interceptado. Suárez puxou contra-ataque e serviu o meia-atacante, que chutou cruzado. Benatia afastou por baixo.

Três minutos depois, Downing cruzou da esquerda, a zaga não conseguiu o corte e Suárez pegou de primeira, tirando tinta da trave esquerda.

Caso sofresse o empate, o Liverpool seria eliminado, mas mesmo assim diminuiu o ritmo. Por outro lado, a Udinese também pouco incomodava. Um novo lance de perigo aconteceu apenas aos 23 minutos, quando Suárez passou como quis pelos defensores e mirou o ângulo, mas Padelli voou e evitou que a bola entrasse.

A equipe anfitriã ainda ficou com um a menos dez minutos depois, quando Pasquale derrubou o jovem Sterling, viu o segundo amarelo e foi para o chuveiro mais cedo. Não foi suficiente para que os ingleses aumentassem a vantagem, mas pelo menos tirou ainda mais o poder de força dos italianos e permitiu que os ‘Reds’ esperassem o apito final para confirmar a vaga no mata-mata.

Para se classificar, o Young Boys precisava somar ao menos um ponto a mais que o Liverpool e, fazendo sua parte, saiu em vantagem contra o Anzhi no Stade de Suisse, em Berna, com gol de Zárate, aos 38 minutos da etapa inicial.

Ainda antes do intervalo, aos 47, Ahmedov recebeu passe de Traoré e empatou. O time suíço buscou o triunfo nos 45 minutos finais, com gols de Costanzo, logo aos sete, e González, aos 46, mas não evitou a eliminação.