Liu Xiang volta aos treinos após decepção olímpica

Grande ídolo esportivo da China, Liu Xiang protagonizou o momento mais dramático da Olimpíada de Pequim, ao não conseguir competir na prova dos 110 metros com barreiras por causa de uma contusão. Depois de ficar mais de um mês em recuperação, ele voltou a treinar nesta quarta-feira (24), em Xangai, ainda sem uma data certa para retornar às competições.

Em Pequim, Liu Xiang defendia seu título olímpico conquistado nos Jogos de Atenas, em 2004. Mas ele não conseguiu passar nem pela primeira prova da competição, ainda nas eliminatórias, por conta da lesão no tendão de Aquiles. Ao desistir da disputa antes da barreira inicial, ele chocou os mais de 90 mil presentes no Estádio Ninho de Pássaro, naquele dia 18 de agosto, e toda a população chinesa.

Passada a comoção e a decepção pelo ocorrido na Olimpíada, Liu Xiang tenta retomar sua carreira no atletismo. Mas ele ainda não sabe se precisará passar por uma cirurgia no tendão. “Estou me recuperando, mas não consigo correr rápido”, contou o atleta chinês de 25 anos, após fazer alguns exercícios e dar corridas leves nesta quarta-feira, em Xangai.

Em outubro, Liu Xiang fará novos exames médicos na China e nos Estados Unidos para definir como será a seqüência do seu tratamento. “Não quero apressar meu retorno”, avisou o atleta. Enquanto isso, seu treinador, Sun Haiping, confia na possibilidade de descartar a cirurgia e faz planos para uma volta às competições em junho de 2009.