Liu Xiang ainda não sabe se correrá no Mundial

O velocista chinês Liu Xiang ainda não sabe se poderá defender seu título nos 110 metros com barreiras no Mundial de Atletismo deste ano, que será disputado em agosto, em Berlim. Ele ainda se recupera de uma cirurgia no pé direito e o técnico Sun Haiping afirmou que teme um retorno prematuro para seu pupilo.

“Ele está treinando diariamente, mas ainda não pode trabalhar com as barreiras, não queremos que ele corra riscos novamente”, disse o treinador em entrevista ao jornal China Daily. Campeão olímpico em Atenas/2004, ele foi no sacrifício para os Jogos de Pequim, no ano passado, e acabou desistindo antes da primeira eliminatória, para desapontamento dos 90 mil chineses que lotavam o Ninho de Pássaro.

Segundo o técnico, “a melhor escolha” seria Liu voltar a competir apenas em setembro ou outubro, mas uma participação no Mundial de Berlim pode acontecer se ele conseguir correr a distância em 13s20 – seu melhor tempo é de 12s88, recorde mundial batido em 2005 e derrubado no ano passado, meses antes da Olimpíada, pelo cubano Dayron Robles, que ficaria com a medalha de ouro. O chinês é o atual campeão mundial, título conquistado em 2007, em Osaka, no Japão.

Apesar de estar há mais de um ano fora das pistas, Liu ainda é ídolo nacional na China. Neste domingo, ele participou de uma sessão de autógrafos durante uma corrida de rua, em Pequim, que foi interrompida por atrapalhar a realização da prova.

Voltar ao topo