Lista para Copa América está quase fechada

Dunga já tem praticamente fechada a lista dos 22 jogadores que serão convocados para a Copa América, que acontece de 26 de junho a 15 de julho, na Venezuela. O técnico só não anuncia a relação nesta segunda-feira porque ainda quer tirar algumas conclusões no amistoso de terça, contra a Turquia, em Dortmund, na Alemanha.

Pelo menos 70% dos jogadores chamados para esses dois amistosos na Europa aparecerão entre os 22 convocados para a Copa América. Entre as conclusões que Dunga pretende tirar no jogo de terça-feira está a definição do tripé do Santos campeão brasileiro de 2002, com Elano, Diego e Robinho. O trio deve dar sustentação à seleção na Venezuela, com as ausências de Ronaldinho Gaúcho e Kaká, que pediram dispensa.

?Gostaria de ter mais tempo para a convocação, infelizmente não tenho. Quero fazer uma observação final no amistoso para chegar a uma conclusão. É claro que tenho problemas, mas tenho soluções também para fechar a lista. Tenho outras opções, por isso trabalhamos com um leque de 50 jogadores que foram observados?, disse Dunga, neste domingo, na Alemanha.

De acordo com a programação da comissão técnica da seleção, o prazo final para entregar a lista de inscritos é na quarta-feira. A data, segundo Dunga e o supervisor Américo Faria atende a uma exigência da Conmebol que pede a relação dos convocados com 15 dias de antecedência de abertura da Copa América.

?A Conmebol exige que no máximo até 15 dias antes da Copa América a seleção apresente a lista dos 22?, ressaltou Dunga, neste domingo, durante entrevista coletiva no Sport Center Kaiserau, a 40 quilômetros de Dortmund. ?Como vamos iniciar os treinamentos dia 12 em Teresópolis, a relação tem de ficar pronta até quarta-feira (dia 6).

Nesse caso, parece que a comissão técnica da seleção e Américo Faria cometeram um equívoco. Se a Conmebol exige a entrega da lista com 15 dias de antecedência, Dunga não precisaria marcar para o dia 6, quarta-feira, em Dortmund, a divulgação final dos 22 convocados. O prazo final será no dia 11, porque o torneio começa no dia 26

Sendo assim, o treinador teria mais tempo para fechar com cuidado a relação dos convocados. Mas, anunciando a lista na quarta-feira, Dunga não terá tempo hábil, por exemplo, para esperar pelo jogo entre Santos e Grêmio, na mesma quarta, na Vila Belmiro, valendo vaga para a final da Libertadores.

Da pré-convocação com 34 jogadores que anunciou na semana passada, o treinador colocou o lateral Kleber e o meia Zé Roberto, ambos do Santos, e o meia-atacante Carlos Eduardo, do Grêmio. E seja qual for o time brasileiro classificado para a final da Libertadores, Dunga criaria um mal-estar desnecessário com o clube tirando seus jogadores.

Outro problema do treinador foi tirar da sua pré-convocação de 34 alguns jogadores com idade de disputar o Mundial Sub-20 no Canadá (de 30 de junho a 22 de julho). O lateral-esquerdo Marcelo (Real Madrid) e os meias-atacantes Anderson (Manchester) e Carlos Eduardo (Grêmio) foram convocados para a Sub-20, que treina em Teresópolis de 11 até 24 de junho, quase o mesmo período de preparação da seleção principal para a Copa América.

Voltar ao topo