A Liga Nacional de Handebol Feminino / 2008 será iniciada nesta quinta-feira (4) e contará com Metodista / São Bernardo / Besni, de São Paulo, Praia Tênis Clube / PMV, do Espírito Santo, UnC / Concórdia, ACEU / Univali / FMEI e Blumenau / Furb, de Santa Catarina, e Santa / Feevale / Novo Hamburgo, do Rio Grande do Sul.

A abertura da Liga Masculina será apenas no dia 19 de setembro e terá a participação de Pinheiros, campeão em 2007, Metodista / São Bernardo /
Besni, que briga para recuperar a hegemonia na competição, IMES / São
Caetano e Interativo / Iate Clube / São Carlos, de São Paulo; Unopar /
FEL, do Paraná, além do ACEU / Univali / FMEI e FAE / Blumenau / FMD, de
Santa Catarina.

Neste ano, a Liga Nacional sofreu diminuição no número de participantes
nos dois naipes. Em 2007, o campeonato contou com nove no feminino – que
agora terá seis times – e 10 no masculino – que nesta edição terá sete
clubes. 

De acordo com o presidente da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), Manoel Luiz Oliveira, a redução foi necessária para reestruturar a Liga e deixá-la mais competitiva. “A diminuição foi feita para que a competição contasse com clubes estruturados e que estejam na disputa da Liga Nacional do início ao fim”, disse.

Dois jogos abrem a primeira rodada da competição. O Praia Tênis Clube / PMV encara o Santa / Feevale / Novo Hamburgo, às 19h, no Ginásio Seesport, em Vitória (ES). Às 20h, a Metodista / São Bernardo / Besni enfrenta o UnC / Concórdia, no Ginásio de Handebol Vitório Zanon (Baetão).