O Boston Celtics conquistou uma grande virada nos playoffs da NBA, na noite de terça-feira, ao impor uma derrota incontestável sobre o Cleveland Cavaliers, fora de casa, por 120 a 88. Com uma atuação apagada de LeBron James, os donos da casa viram os rivais abrirem 3 a 2 na série melhor-de-sete na semifinal da Conferência Leste.

Foi a primeira vez no confronto que o Boston passou à frente. O Cleveland liderava a série por 2 a 1 até o domingo, quando o adversário empatou o duelo. Com a vitória desta terça, o Boston poderá garantir vaga na final da Conferência se vencer o próximo jogo, na quinta-feira, diante de sua torcida. O adversário da decisão é o Orlando Magic.

A partida desta terça-feira foi marcada pelo desempenho decepcionante de LeBron James, MVP da temporada. Após comandar o Cleveland na vitória arrasadora de sexta-feira, o ala caiu de rendimento e abusou dos erros. Acertou somente três dos 18 arremessos que tentou e anotou apenas 15 pontos – mas contribuiu com sete assistências e seis rebotes.

Sem seu maior astro, o Cleveland apostou no experiente Shaquille O’Neal, que teve grande atuação, com 21 pontos. O ala-armador Anthony Parker registrou 14. O brasileiro Anderson Varejão anotou cinco pontos e pegou oito rebotes nos 17 minutos em que ficou em quadra.

Enquanto LeBron decepcionava, o trio formado por Ray Allen, Paul Pierce e Kevin Garnett brilhava em quadra. Eles foram responsáveis por 64 pontos do Boston. Allen registrou 25, Pierce, 21, e Garnett, 18.

O Cleveland chegou a sair na frente, vencendo o primeiro quarto. Mas, com o trio embalado, os visitantes mostraram forte reação e não deram chance aos rivais nos três períodos seguintes.