Mostrando ótima forma, José Márcio Leão chega em Curitiba, neste domingo como um dos favoritos ao pódio da oitava etapa do Circuito de Corridas Caixa. Brasileiro mais rápido da história da competição, Leão tem a seu favor a resistência adquirida nos treinos em Garanhuns, Pernambuco, para colocar um fim à hegemonia dos africanos, tradicionais vencedores no Paraná. A prova terá largada às 8h, no Centro Cívico (Praça Nossa Senhora de Salete), e percursos de 5 km e 10 km.

“O Leão se preparou muito bem para esta prova. Fez um trabalho específico para a etapa de Curitiba, treinando em subida, e também fez um trabalho de força”, garante Adegilson Mendes da Silva, o Bingo, assistente técnico de Alexandre Minardi, que orienta os fundistas do Cruzeiro, equipe de atletismo de Minas Gerais.

Tradicionais vencedores da prova, os africanos somam cinco vitórias contra duas dos fundistas nacionais, nas categorias masculina e feminina, e são os atuais recordistas no Paraná, com Hillary Kipgetich Kibet (29min20) e Jacklyne Chemwek (34min07). Os dois estabeleceram suas marcas no ano passado. Desde 2005, quando Francisco Barbosa dos Santos e Selma Cândida dos Reis formaram a dobradinha campeã, apenas Marily dos Santos (2006) e Giomar Pereira (2010) chegaram ao topo do pódio.