Em sua última oportunidade, o Los Angeles Lakers conseguiu a vitória fora de casa que precisava para avançar nos playoffs da NBA. Na noite desta sexta-feira, o atual campeão venceu o Oklahoma City Thunder apertado, por 95 a 94, e fechou a série melhor de sete jogos em 4 a 2, evitando o último e decisivo confronto na Califórnia. Assim, se classificou para as semifinais da Conferência Oeste.

Apesar de ser o melhor colocado do Oeste na temporada regular, o Lakers ainda não tinha conseguido uma vitória longe do Staples Center diante do surpreendente Thunder. Com um elenco jovem, a equipe de Oklahoma City vinha sendo a sensação dos playoffs, apenas em seu segundo ano na liga – em 2008, a franquia deixou de ser Seattle Supersonics para adotar uma nova cidade e um novo nome.

Em um jogo equilibrado, o triunfo do time de Los Angeles só veio restando meio segundo para o estouro do cronômetro, com um tapinha de Pau Gasol após o erro no arremesso de Kobe Bryant. A cesta valeu apenas o nono ponto do espanhol, que teve uma atuação regular mas importante na partida, agarrando mais 18 rebotes. Já Kobe, apesar da falha no fim, foi o cestinha do jogo, anotando 32 pontos.

Após a vitória, o técnico Phil Jackson admitiu a dificuldade do confronto. “Nós dissemos que seria complicado, e foi uma série complicada”, disse o treinador. “Isso são os playoffs. É assim que funciona”, resumiu Jackson, que viu o ala Kevin Durant, com 26 pontos, e o armador Russel Westbrook, com 21, liderarem o Thunder.

Nas semifinais do Oeste, o Lakers vai encarar o Utah Jazz, que eliminou o time do pivô Nenê. Sem o brasileiro, que ficou de fora por causa de uma lesão no joelho, o Denver Nuggets perdeu por 112 a 104 em Salt Lake City. Com o resultado, o Jazz fechou a série em 4 a 2, graças a uma vitória conquistada fora de casa, no segundo jogo do confronto.

O grande destaque do Utah foi o ala/pivô Carlos Boozer, que conseguiu um duplo-duplo de 22 pontos e 20 rebotes. Wesley Matthews, com 23 pontos, e Paul Millsap, que marcou 21, também foram bem. Pelo Denver, o armador Chauncey Billups fez 30 pontos e o ala Carmelo Anthony anotou outros 20, além de agarrar 12 rebotes.

No outro jogo da noite, o Atlanta Hawks conseguiu vencer fora de casa para se manter vivo na série contra o Milwaukee Bucks, válida pelas quartas de final da Conferência Leste. Com o triunfo por 83 a 69, o Hawks empatou o confronto em 3 a 3, levando a decisão para a sétima partida, em Atlanta, neste domingo.

Os playoffs da NBA prosseguem já neste sábado, com o início das semifinais do Oeste. Em casa, o Cleveland Cavaliers, do brasileiro Anderson Varejão, encara o Boston Celtics. O confronto repete a temporada retrasada, na qual os times se enfrentaram na mesma fase e o Boston levou a melhor, avançando e conquistando o título depois.