A checa Petra Kvitova brilhou nesta quarta-feira ao vencer a alemã Angelique Kerber, nova líder do ranking mundial do tênis, por 2 sets a 1, de virada, com parciais de 6/7 (10/12), 7/5 e 6/4, e avançar às quartas de final do Torneio de Wuhan, na China.

continua após a publicidade

Atual 16ª colocada da WTA, Kvitova vinha de três derrotas para Kerber nos três últimos jogos entre as duas, mas agora conquistou o seu quinto triunfo em dez partidas contra a adversária e empatou o retrospecto do confronto entre elas.

continua após a publicidade

Essa foi, por sinal, a primeira derrota de Kerber como tenista número 1 do mundo. Ela assumiu o posto que foi de Serena Williams por muito tempo na última edição do US Open, nos Estados Unidos, encerrado no último dia 11. E desde então ela não atuou mais até voltar a jogar em Wuhan, onde havia estreado na última terça-feira com uma difícil vitória sobre a francesa Kristina Mladenovic, batida de virada por 2 sets a 1.

continua após a publicidade

Com o expressivo triunfo sobre Kerber, Kvitova se credenciou para enfrentar na próxima fase uma outra surpresa do dia. Trata-se da britânica Johanna Konta, que despachou a espanhola Carla Suárez Navarro, sétima cabeça de chave, com parciais de 7/5 e 7/6 (8/6).

Apenas a 14ª pré-classificada do torneio chinês de nível Premier do circuito profissional feminino, a checa travou com Kerber nesta quarta-feira um primeiro set equilibrado e marcado pela instabilidade das duas tenistas, pois cada uma delas teve o saque quebrado por três vezes na parcial. Assim, a disputa foi ao tie-break e a alemã saiu na frente ao vencer o também acirrado desempate por 12/10.

No segundo set, por sua vez, Kerber conquistou mais duas quebras de serviço, mas Kvitova converteu mais três break points para aplicar o 7/5 que empatou o jogo. E, com moral, a checa confirmou todos os seus saques na terceira parcial e ainda aproveitou mais uma chance de quebra para abrir vantagem e depois fechar a partida em 6/4.

Outra tenista de destaque que acabou sendo eliminada nesta quarta-feira em Wuhan foi Venus Williams. Sexta cabeça de chave e atual sétima colocada da WTA, a norte-americana foi batida pela russa Svetlana Kuznetsova, nona pré-classificada, por duplo 6/2.

Ao levar a melhor neste confronto de veteranas no circuito profissional, Kuznetsova também avançou às quartas de final e terá como próxima adversária a vencedora da partida entre a dinamarquesa Caroline Wozniacki e a polonesa Agnieszka Radwanska, que ainda não foi encerrada nesta quarta.

Já outro duelo definido das quartas de final irá reunir a romena Simona Halep e a norte-americana Madison Keys, respectivas quarta e oitava cabeças de chave. A primeira delas avançou ao bater a casaque Yaroslava Shvedova por duplo 6/3. Já Keys eliminou a russa Darya Kasatkina com parciais de 6/1, 4/6 e 6/4.