Kosen: aposta de 2,42m para o basquete

A distância do aro de basquete do chão é de 3,05m. Pouco para o turco Sultan Kosen, contratado há dois dias pelo Galatasaray, que consegue encestar sem sair um único centímetro do chão. Com 2,42m de altura, só precisa levantar os braços para superar os 63 centímetros que faltam.

Mas isso fora de jogo. A dúvida é grande, porque apesar da altura o novo contratado do Galatasaray tem um “pequeno” problema: nunca jogou basquete e uma das poucas vezes em que segurou uma bola foi para suas fotos de apresentação.

Como pode se transformar no mais alto jogador de basquete da atualidade, o Galatasaray acredita que vale a pena apostar no jovem de 20 anos e 155 quilos, que calça 60, não pode correr e tem coordenação ruim, além de conhecer pouco sobre o esporte. Foi descoberto por Cavit Altunay, um técnico do clube, em Kiziltepe Köyü, aldeia de apenas 20 casas na província de Mardin a Leste da Turquia, perto da fronteira com o Iraque.

A apresentação de Kosen transformou-se em festa, com jornalistas não se cansando de pedir que colocasse a bola no aro sem saltar, o que fazia repetidas vezes. Em suas mãos, a bola de basquete parece de handebol.

A idéia do Galatasaray, um dos mais importantes times da Turquia, é fazer com que Kosen atue profissionalmente dentro de dois ou três anos e por um período máximo de quinze minutos por jogo. Para isso, será submetido a uma operação nos joelhos, que lhe dará mais velocidade e estabilidade, tirando o máximo proveito dos 2,47m que terá em dois anos – Kosen já passou por cirurgia há dois anos para retardar seu crescimento.

O jogador de basquete mais alto de que se tem notícia é o líbio Suleiman Ali Nashnush, que defendeu a seleção de seu país em 1962 e de quem se dizia medir 2,45m – nunca comprovados. Como Kosen, sofria de acromegalia, enfermidade crônica causada por excesso de secreção do hormônio do crescimento. Os ossos crescem muito mais que o normal, os órgãos se agigantam, aumenta a pressão sangüínea e a pessoa se torna mais propensa a enfermidades cardiovasculares. É a mesma doença do brasileiro Emil Rached, que chegou a 2,23m. Não é genético. O parente mais alto de Kosen mede 1,83m.

Atualmente, o mais alto jogador do mundo é o norte-coreano Ri Myung-hun, de 33 anos e 2,37m. Os organizadores dos Jogos Asiáticos de Busan/2002, na Coréia do Sul, tiveram de fazer uma cama especial para alojá-lo. Dono de um bom arremesso, chegou a ser cogitado para a NBA, mas as dificuldades de negociação com o fechado país asiático impediram sua ida para os Estados Unidos. Mesmo com ele, a Coréia do Norte não fez um grande papel nos Jogos Asiáticos, sendo derrotada pela Coréia do Sul por 101 a 85.

Na NBA, os jogadores mais altos (ambos de 2,31m) foram Manute Bol, do Sudão, que ajudou o Washington Bullets a chegar aos playoffs da NBA em 1988, e Gheorghe Muresanu, da Romênia, que atuou no Washington Bullets e no New Jersey Nets nos anos 90. Atualmente, o mais alto é o alemão Shawn Bradley, 31 anos, do Dallas Maverick: tem 2,29m.

Todos ainda estão longe do livro dos recordes, que registra como homem mais alto de todos os tempos o norte-americano Robert Wadlow: em 1940, com 22 anos, media 2,72m. E estão mais longe ainda do rendimento de Michael Jordan, o melhor jogador de todos os tempos e que, aos 40 anos e com 1,98m, continua brilhando.

Voltar ao topo