Kirsipuu vence etapa do Tour

Jaan Kirsipuu venceu ontem a 5.ª etapa do Tour de France. O ciclista estônio, da equipe francesa Ag2R, bateu no “sprint” os quatro companheiros da primeira fuga bem sucedida do Tour de France 2002. O espanhol Igor Gonzáles de Galdeano da equipe ONCE/Eroski chegou junto do pelotão, a 33 segundos do vencedor, e manteve a Camisa Amarela de líder.

A etapa entre as cidades de Soissons e Rouen com 195 Km, era propícia à luta entre as equipes interessadas em fugas e as formações que desejavam uma chegada ao “sprint”.

E pela primeira vez no Tour 2002 houve uma fuga eficaz: 5 ciclistas saltaram do pelotão quando faltavam 86 Km para a chegada e se sustentaram isolados até o fim da etapa.

Na disputa pela vitória na etapa, Kirsipuu fez valer os seus dotes de “sprinter”, batendo o dinamarquês Michael Sandstod da equipe CSC Tiscali, o belga Ludo Dierckxens da Lampre, o italiano Stefano Casagrande da equipe Alessio e o francês Christophe Edaleine, da Jean Delatour.

O estônio volta assim aos triunfos em etapas do Tour, depois de ter vencido uma etapa no ano passado e outra em 1999, quando chegou a vestir Camisa Amarela durante 6 dias.

O pelotão principal cruzou a linha de chegada 33 segundos depois dos cinco escapados, incluindo o líder camisa amarela, Galdeano, que mantém 4 segundos de vantagem sobre o compatriota e colega de equipe Joseba Beloki.

“Brazuca”

O jovem brasileiro Luciano Pagliarini da equipe italiana Lampre, mais uma vez teve uma atuação destacada, especialmente no trabalho de lançar ao “sprint” final, o capitão e principal velocista da equipe Jan Svorada. Pagliarini ainda teve forças para concluir a etapa na 15ª colocação.

A etapa de ontem ficou ainda marcada pelas primeiras desistências da prova.

O campeão belga Tom Steels da equipe italiana Mapei, abandonou por fadiga e o italiano Marco Pinotti da Lampre, devido a uma queda coletiva a 20 Km da chegada.Do site www.fgc.com.br

Voltar ao topo