O kartismo brasileiro terá uma semana de muita expectativa. Neste final de semana será definido quem será o representante do Brasil no Troféu Academia da FIA (Federação Internacional de Automobilismo).

Ele sairá da categoria Sudam Júnior, que integra a programação da 2ª etapa do Campeonato Sul-brasileiro de Kart, que será disputada sábado e domingo no Kartódromo do Velopark, em Santa Rita, no Rio Grande do Sul.

O escolhido terá despesas de passagem e hospedagem paga pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) ao passo que a FIA fornecerá o equipamento a ser usado na competição.

O paranaense Gustavo Myasava, da equipe Denso/Viapar/Fundação Canal 20/Lei de Incentivo ao Esporte, está na disputa e para ter o direito de representar o Brasil no Troféu Academia precisa vencer as duas baterias na etapa gaucha.

Isto é necessário porque o Troféu Academia terá regulamento específico, prevendo que cada bateria dará ao vencedor 11 pontos. Já no Sul-americano, a primeira bateria valerá 11 pontos e a segunda 22.

Gustavo é o vice-líder da categoria Sudam Júnior, com 18 pontos, quatro a menos do que o carioca Olin Galli. Como a diferença do primeiro para o segundo colocado será de dois pontos por baterias, preciso ganhar as duas para não depender da colocação do Olin.“Estamos pronto para a decisão. Será preciso muita concentração porque qualquer erro custará caro. O lado emocional será muito importante”, acentua Gustavo.

Gustavo Myasava tem boas recordações no Velopark. Em 2008 sagrou-se campeão do Cadasur na categoria Júnior Menor e no ano passado foi vice-campeão do Sul-americano na categoria Júnior.

O Troféu Academia irá reunir 64 kartistas do mundo (um por País), classificados em competições de seus respectivos países. A primeira etapa será realizada no dia 10 de julho, na Itália; a segunda no dia 28 de agosto, na França; e a terceira no dia 5 de novembro, no Bahrein.