Judocas Camilo e Guilheiro vão à final no Pan

O Brasil vai disputar duas das quatro finais do judô nesta quinta-feira nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Leandro Guilheiro (81kg) e Tiago Camilo (90kg) triunfaram em todas as suas lutas e vão buscar a medalha de ouro nesta noite. Já Maria Portela (70kg) vai disputar o bronze, assim como Mayra Aguiar (78kg).

Dono de duas medalhas olímpicas, Leandro Guilheiro precisou de três vitórias para ir à final. O brasileiro superou o peruano German Velazco, que recebeu quatro punições, o chileno Luis Retamales, por ippon, e, na semifinal, o canadense Antoine Valois, também por ippon. Assim, ao menos igualou o resultado do Pan de 2007, no Rio, quando faturou a prata. Na decisão vai encarar o porto-riquenho Gadiel Miranda.

Tiago Camilo, que também tem duas medalhas olímpicas, se garantiu na final com uma vitória por ippon sobre o mexicano Isao Cardenas. Antes, ele já tinha derrotado, também por ippon, o canadense Alexandre Edmond. Na final, o brasileiro vai lutar contra o cubano Asley Gonzalez e tentará repetir a medalha de ouro conquistada no Pan do Rio.

Medalha de prata no Pan do Rio, Mayra Aguiar venceu a equatoriana Diana Chala por ippon na sua primeira luta, mas perdeu em seguida, pelas quartas de final, para a norte-americana Kayla Harrison. Assim, foi para a repescagem e encarou a mexicana Fabiola Rubacalva e se classificou para a disputa do bronze com uma vitória por ippon.

Maria Portela estreou em Guadalajara com vitória sobre a equatoriana Vanessa Chala, mas perdeu nas semifinais ao ser superada pela colombiana Yuri Alvear. Agora, vai buscar a medalha de bronze na repescagem.

No primeiro dia de competições, Luciano Corrêa conquistou ouro, Rafael Silva ficou com a prata e Maria Suelen Altheman foi bronze. Com os quatro judocas que lutaram nesta quinta-feira garantidos na disputa por medalhas, o Brasil segue com chances de cumprir o objetivo de subir ao pódio nas 14 categorias.

Voltar ao topo