Judô finaliza preparação

Rio de Janeiro – A equipe brasileira de judô está na reta final de preparação para os Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo. Os 14 atletas que representarão o país na República Dominicana – a modalidade será disputada entre 9 a 12 de agosto -, vêm treinando em São Paulo, pela manhã e à tarde, sempre no Projeto Futuro, anexo ao Ginásio do Ibirapuera.

O último treino será na manhã de sábado, e no domingo os judocas terão a última folga antes da estréia. Na segunda-feira, a delegação viaja para a capital do país centro-americano.

No Pan de Winnipeg, em 1999, o judô brasileiro conquistou dez medalhas, sendo apenas uma de ouro, com Vânia Ishii, que lutará pelo bicampeonato. Agora, a expectativa da Confederação Brasileira de Judô é de que o País suba no pódio em todas as 14 categorias.

Chances

Para o técnico da seleção brasileira masculina de judô, Luiz Shinohara, o grupo atual é o melhor da modalidade no país em todos os tempos. Ele aposta em quatro medalhas de ouro no Pan de Santo Domingo: João Derly (ligeiro), Henrique Guimarães (meio-leve) e Daniel Hernandes (pesado) categorias em que Cuba não tem grandes lutadores , além de Tânia Ferreira (pesado).

“Ela está entre as cinco melhores do mundo”, afirma Shinohara, referindo-se à Tânia Ferreira, que foi eliminada nas quartas-de-final dos Jogos Olímpicos de Sidney e estreará em pan-americanos na República Dominicana. O problema é que ela deve enfrentar na final a cubana Yurisleidy Lupetey, atual campeã mundial.

Voltar ao topo