Josiel chega para ser o camisa 9 do Tricolor

Um dia após apresentar seu primeiro ?pacote? de reforços, o Paraná Clube oficializou a contratação do centroavante Josiel. O gaúcho já posou com a camisa do clube e iniciou os treinamentos na Vila Capanema, disposto a seguir a mesma trilha de Borges e Leonardo. ?Disposição não vai faltar. Sou um guerreiro?, disse o atacante. A chance de disputar uma Copa Libertadores da América pesou na escolha final do jogador, que se destacou na última

edição da Série B vestindo a camisa do Brasiliense.

O diretor de futebol

Durval Lara Ribeiro foi quem conduziu a transação. Através do Grupo de Investimentos, o clube está adquirindo 50% dos direitos federativos do atacante, tendo a opção para a compra definitiva já com valores pré-estabelecidos. Josiel assinou contrato de três anos com o Paraná e acredita que estará à disposição da comissão técnica já para a largada do Estadual, no próximo dia 14 de janeiro. ?Estou parado desde o final da Segundona, em 25 de novembro. Mas recupero a condição física rapidamente?, disse o jogador de 26 anos.

Josiel disse que o Paraná está no caminho certo, apostando em jogadores com o seu perfil. ?Não sou um jogador de grande expressão. Por isso, tenho que ralar.

E muito?, disse o atacante.

Foi com essa linha de ação que o Tricolor ?revelou? artilheiros como Borges – hoje no São Paulo – e Leonardo – negociado com o Flamengo. Se o acerto com o jogador ocorreu com relativa tranqüilidade, houve contratempos no acerto com o pessoal do Internacional de Santa Maria, onde o atleta estava vinculado, até então.

?Acho que minha carreira não decolou até aqui por causa disso?, relevou Josiel, que teve boa passagem pelo Juventude, em 2005, mas acabou retornando ao clube de origem no ano passado, para depois ser reemprestado ao Brasiliense. ?Agora, isso não vai mais acontecer?, disse. Além de ?raça?, Josiel disse ser um atacante versátil.

?É chato falar do meu estilo. Prefiro que vocês e o torcedor avaliem. Mas acho que faço um pouco de tudo. Procuro me movimentar muito, mas sempre marcando presença na área, com oportunismo.?

Na Série B, Josiel marcou 8 gols. ?Fiz só uns 15 jogos, pois só fui para lá durante o recesso da Copa?, lembrou o jogador, que ficou atrás de Allan Delon na artilharia do clube na competição. Se será registrado na Libertadores com a camisa 9 ou não, Josiel ainda não sabe.

E não está preocupado.

?O número não interessa. Quero é jogar.? Até a estréia no torneio continental, Josiel terá 27 dias para se preparar, usando o estadual para ganhar ritmo de jogo.

Marquinhos é a bola da vez no meio

A contratação de um meia-armador é, agora, a prioridade da diretoria. E Marquinhos é a ?bola da vez?. O jogador, dependendo do andamento da negociação, pode ser apresentado ainda hoje. Porém, o vice de futebol José Domingos confirmou que o Tricolor já trabalha com outra hipótese. ?Não vou citar nomes. Mas há um meia, que estava no exterior, já em conversação?, confirmou o dirigente. Por seu bom histórico no clube, Marquinhos é a primeira opção.

Fechando mais este reforço, o Tricolor vai dar um termo nas contratações. ?Não quer dizer que estamos fechados. Mas, pelo menos, vamos ter um grupo em condições de iniciar os preparativos para o estadual?, disse José Domingos. Nas entrelinhas, o técnico Zetti deixa transparecer que ainda acredita na vinda de pelo menos mais dois jogadores – além deste meia – antes da largada da Libertadores. ?Ainda temos jogadores chegando e alguns que precisam negociar contratos. Então, é melhor esperar?, disse o treinador.

Quem não vem mais é o lateral Peter, que ontem acertou com o Botafogo. ?Ele fez algumas exigências e por isso descartamos a sua vinda?, disse Domingos. ?Mas estamos servidos nessa posição?, afirmou. O Paraná conta com o garoto Alex, promovido das categorias de base, e com Parral, retornando de empréstimo ao Guarani. Além dos dois, o clube conta com André Luiz, que no ano passado atuou pelo time B e agora está integrado ao elenco principal.

Já o volante Júnior, do Flamengo, ao que tudo indica, não vem mais. O jogador segue num impasse financeiro com o clube e diante desse quadro a diretoria deve oficializar hoje a desistência. O também volante Batista está retornando de férias no interior baiano e nos próximos dias deve se apresentar na Vila Capanema.

Voltar ao topo