O técnico José Neto convocou 17 jogadoras nesta segunda-feira para a preparação para o Pré-Olímpico Mundial, que acontece entre os dias 6 e 9 de fevereiro de 2020, em Bourges, na França. A única novidade da lista em relação aos últimos torneios é Jeanne Morais, ala do Vera Cruz Campinas.

Cinco atletas terão de ser cortadas para fechar o grupo que vai brigar pela vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio. O Brasil vai encarar França, Austrália e Porto Rico. A estreia é no dia 6 de fevereiro, diante das porto-riquenhas. Três seleções se garantem na Olimpíada.

A preparação começa em 12 de janeiro, quando as jogadoras se apresentam para os treinos na Arena Carioca 1. O grupo fica reunido no Rio até 27 de janeiro. No dia seguinte, elas viajam para a Europa, onde vão disputar alguns amistosos de preparação antes do Pré-Olímpico.

A pivô Stephanie Soares estava nos planos de José Neto para o torneio, mas não pôde ser chamada por situações educacionais na Master’s University, nos Estados Unidos. Já Nádia Colhado, pivô do Flammes Carolo-FRA, está lesionada.

“Há seis meses iniciamos um processo para que o basquete feminino pudesse voltar a jogar uma competição de nível mundial. Atingimos esta meta, mas temos um propósito ainda maior. Iremos com esse grupo continuar nossa preparação para buscar uma das vagas para Tóquio”, afirmou José Neto. “Uma competição dura, mas estamos muito motivados e dispostos a enfrentar essas dificuldades por mais esse passo”, completou.

Confira a lista de convocadas:

Armadoras
Débora Costa – Sesi Araraquara
Lays da Silva – Vera Cruz Campinas
Alana Gonçalo – Santo André

Alas/Armadoras
Tainá Paixão – Sem clube
Isabela Ramona – Sem clube
Patrícia Teixeira – Vera Cruz Campinas

Alas
Tatiane Pacheco – Ituano
Raphaella Monteiro – Ituano
Jeanne Flausino Morais – Vera Cruz Campinas

Alas/pivôs
Damiris Dantas – Busan BNK Sum-KOR
Mariana Dias – Vera Cruz Campinas
Vitória Marcelino – Sampaio Basquete
Clarissa Santos – Asvel Lyon-FRA

Pivôs
Erika Souza – IDK Gipuzkoa UPV-ESP
Maria Carolina Oliveira – Pró-Esporte Sorocaba
Jeniffer Nonato – Pró-Esporte Sorocaba
Juliana Maria – Vera Cruz Campinas