enkontra.com
Fechar busca

De Letra

Josafá é a nova esperança coxa-branca

  • Por Cristian Toledo
Josafá será apresentado
hoje, com Luiz Mário.

Se Alex Oliveira não vem, que venha Josafá. A revelação do Fluminense é a nova contratação do Coritiba para a Copa Libertadores, e será apresentado hoje, ao lado de Luiz Mário, acertado desde a semana passada. O meia-atacante passa a ser uma das esperanças alviverdes da temporada – e chega valorizado, pois o Cori venceu uma disputa com o próprio Flu e o Vasco pela contratação do jogador.

Josafá, de 23 anos, foi a principal novidade do campeonato carioca do ano passado, jogando pelo Madureira. Suas boas atuações atraíram a atenção do Fluminense, que o contratou para o Brasileiro. Nas Laranjeiras, ele alternou boas e más atuações – para completar, faltou a treinamentos e irritou o então treinador Renato Gaúcho, que o sacou da equipe em várias oportunidades.

Mesmo assim, ele ainda interessava ao tricolor carioca – e também ao Vasco, que manifestou publicamente sua vontade de levá-lo a São Januário. Mas o pai de Josafá não quis que ele jogasse no Vasco, o que abriu a possibilidade dele defender o Coxa. ?Ele foi uma das principais revelações do ano, e esperamos que ele consiga mostrar seu melhor futebol no Coritiba?, comentou o vice-presidente Domingos Moro.

O meia estava empolgado com a transferência. ?Estou entusiasmado com a possibilidade de jogar no Coritiba, defender um clube que está crescendo no cenário nacional?, comentou, em entrevista à Tribuna. O meia confirmou que a chance de jogar a Libertadores pesou na sua vinda para o Alto da Glória. ?Vou jogar pela primeira vez essa competição, mas quero ajudar não só nela, mas em todos os campeonatos que o Coritiba participar?, garantiu.

O jogador, apesar de ter jogado mais no meio-campo no Fluminense, deve ser aproveitado como atacante – mas a possibilidade dele atuar no meio não está descartada, até porque o Coritiba ainda não conseguiu contratar os jogadores que sondou, nem para a meia-direita, nem para a meia-esquerda.

A última negativa foi a de Alex Oliveira. O armador estava acertado com o Coxa, mas uma proposta do futebol grego o seduziu. ?Eles me ofereceram o dobro do que o Coritiba propôs. Eu tenho que confessar que o que está me fazendo ir para lá é a questão financeira, porque estava muito animado com a possibilidade de participar desse projeto da Libertadores?, afirmou, em entrevista à rádio CBN.

Ele conversara com Oscar Yamato e com o presidente Giovani Gionédis, e demonstrou constrangimento com a recusa de última hora. ?Eu só posso agradecer às pessoas que falaram comigo, pois foram muito sérias e honestas?, disse Alex, que ainda tentou uma última cartada ao conversar com Antônio Lopes – o meia aceitaria uma compensação na forma de luvas para jogar no Coxa, o que não foi aceito.

Com isso, a expectativa volta a ser toda pela contratação de Ramón. ?Nós não temos nada. Esperamos a resposta dele até terça-feira da próxima semana?, confirmou o vice-presidente coxa. Luiz Mário chega às 10h30, e será apresentado – junto com Josafá – às 16h, no CT da Graciosa.

Hora de colocar todo mundo em forma

Os jogadores do Coritiba já estão ?confinados?. Começou ontem a pré-temporada, que segue sem interrupções até o dia 18, última parada antes da estréia no campeonato paranaense contra o Iraty, no dia 21. E quase todo este período será usado para a preparação física do elenco, fundamental para a ?correria? que os jogadores terão nesta temporada.

Os testes fisiológicos ainda não foram encerrados. ?Nós estamos fazendo isso ao mesmo tempo dos treinos, porque o tempo é curto e o professor Antônio Lopes precisa trabalhar?, comenta o fisiologista e médico Rodrigo Camargo. Ficam para os próximos dias os exames de capacidade anaeróbica, de flexibilidade e de composição corporal – este será realizado hoje.

Em contrapartida, já foram feitas avaliações isocinéticas e de limiar de lactato, que aponta a capacidade aeróbica (quanto o jogador resiste a exigências físicas de longa duração). As conclusões desses exames são positivas. ?Nada foge do esperado. É claro que o preparo deles não é o ideal, mas é totalmente normal que estejam assim no início da pré-temporada?, explica Camargo.

É mais um passo do trabalho ?científico? planejado pelo fisicultor Manoel dos Santos. ?A gente tem o feeling sobre o estado dos jogadores, até pelo tempo que trabalhamos. Mas o importante é ter os resultados completos?, afirma ele, que diz ter um objetivo claro. ?O nosso interesse é continuar o belíssimo trabalho que o Róbson (Gomes, preparador do Atlético-MG) fez com o Bonamigo ano passado?.

Nestes primeiros dias, apenas treinos físicos serão realizados. ?Nem adianta fazer treinos com bola mais profundos, porque o jogador sente o desgaste?, explica Antônio Lopes. Até a véspera do primeiro jogo a ênfase será na preparação do elenco. ?E daí em diante cada partida será um estágio a mais no nosso preparo?, finaliza Manoel dos Santos.

Renovados O meia Pepo e o goleiro Júnior acertaram suas permanências no Coritiba por mais dois anos. Com isso, os jogadores se integraram normalmente à pré-temporada alviverde, que acontece no hotel Sol Inn, em Quatro Barras. Reginaldo Nascimento deve assinar contrato hoje.

Listão Estes são os jogadores que estão concentrados: Fernando, Fernando Vizzotto, Douglas, Júnior, Reginaldo Araújo, Tesser, Adriano, Badé, Lira, Esmerode, Danilo, Nivaldo, Juninho, Reginaldo Nascimento, Roberto Brum, Pepo, Capixaba, Ataliba, Alexandre Fávaro, Rodrigo Batatinha, Eder, Angelo e Ricardo Malzoni.

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

Seja o Primeiro a Comentar!


wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas