Graças a um gol marcado pelo volante brasileiro naturalizado italiano Jorginho, cobrando pênalti, a seleção da Itália venceu a Finlândia por 2 a 1, neste domingo, fora de casa, em Tampere, e se manteve com 100% de aproveitamento nas Eliminatórias da Eurocopa de 2020. Foi o sexto triunfo em seis jogos disputados em sua campanha.

continua após a publicidade

Com o resultado, os italianos passaram a contabilizar 18 pontos no Grupo J do qualificatório europeu e dispararam na liderança. Os finlandeses, que estacionaram nos 12 pontos, seguem na vice-liderança, fechando a zona de classificação à próxima fase da competição.

Atuando fora de casa, a seleção italiana não conseguiu marcar no primeiro tempo, mas depois abriu o placar do confronto aos 14 minutos da etapa final com um gol de cabeça de Ciro Immobile ao completar um passe de Federico Chiesa.

A Finlândia, porém, chegou ao empate pouco depois, aos 27, com o camisa 10 Teemu Pukki convertendo uma penalidade. Mas a festa da torcida finlandesa durou pouco, pois, aos 34, foi a vez de Jorginho balançar as redes por meio de um outro pênalti, cuja marcação foi considerada polêmica por parte do árbitro escocês Robert Madden.

continua após a publicidade

Após uma finalização de Andrea Belotti, Sauli Vaisanen parecia estar com o braço junto ao peito quando a bola tocou neste membro móvel do seu corpo. Porém, o juiz imediatamente assinalou a penalidade, que acabou sendo determinante para o resultado do jogo.

Em outro duelo encerrado há pouco pelas Eliminatórias da Eurocopa, a Grécia não conseguiu passar de um empate por 1 a 1 com Liechtenstein, em Atenas, e amarga a penúltima posição deste mesmo Grupo J, com cinco pontos, enquanto o seu modesto rival somou o seu primeiro ponto e é o lanterna. Os gregos estão atrás também de Armênia e Bósnia-Herzegovina, respectivos terceiro e quarto colocados, com nove e sete pontos.

continua após a publicidade

ESPANHA SEGUE 100% – Em outra partida do dia pelo qualificatório para o torneio europeu, a Espanha, assim como a Itália, se manteve com 100% de aproveitamento ao golear as Ilhas Faroe por 4 a 0, em Gijón, com dois gols de Rodrigo e outros dois do também atacante Paco Alcácer. E este último marcou duas vezes após entrar no jogo apenas aos 15 minutos do segundo tempo, substituindo Mikel Oyarzabal.

Com o triunfo em casa sobre o frágil adversário, que acumulou a sua sexta derrota em seis partidas, os espanhóis dispararam ainda mais na liderança do Grupo F das Eliminatórias, com 18 pontos em seis confrontos realizados.

A Espanha aumentou a sua vantagem no topo ao contar com um tropeço da Suécia, que em outra partida do dia empatou por 1 a 1 com a Noruega, na Friends Arena, em Solna, nos arredores de Estocolmo. Vice-líderes da chave, os suecos somam 11 pontos, enquanto os noruegueses ocupam o quarto lugar, com nove, um atrás da Romênia, terceira colocada.

Na partida entre as duas seleções nórdicas, Stefan Johansen abriu o placar para a Noruega no final do primeiro tempo, mas Emil Forsberg garantiu a igualdade para os anfitriões no período derradeiro do confronto.