Jorginho congestiona defesa para fluir criatividade de Harrison

O técnico Jorginho deve mudar o esquema tático do Atlético, na partida contra o Guarani, amanhã, às 16h20, em Campinas, pela Série B. No treinamento de ontem, no CT do Caju, ele testou a equipe com três volantes e apenas um meio-campo: o prata da casa Harrison, que irá substituir Paulo Baier, vetado devido a uma lesão no púbis.

A configuração defensiva do time também mudou. Cléberson, que vinha atuando como zagueiro, foi escalado à frente da zaga, como volante, sua verdadeira posição, ao lado de João Paulo e Derley. O veterano Luíz Alberto retornou ao time, formando a dupla de zagueiros com Manoel. “O Cléberson vai jogar mais adiantado, mesmo porque eu quero facilitar o máximo para o Harrison, pois a tendência é ele jogar. Quero deixá-lo bem à vontade, tirar a responsabilidade dele. Esta é ideia. Não sabemos se vai dar certo ou não. Se não der, a gente tem a humildade de corrigir e voltar ao que era”, disse o técnico.

Esta não será a primeira vez que o treinador utiliza este esquema. Na derrota por 3 x 2, para o América-MG, depois de começar a partida com três zagueiros, Jorginho adiantou Cléberson no segundo tempo, após uma primeira etapa desastrosa, na qual terminou perdendo por 2 x 0. O desafio, segundo o técnico, é montar um time equilibrado. “Lá em Minas, quando nós adiantamos o Cléberson, o time melhorou bastante. Quando colocamos o time mais à frente, fizemos dois gols e levamos o terceiro. Então, não achamos o ponto. Agora, nós estamos tentando achar o equilíbrio, mas não é fácil. É complicado, mas nós vamos ter que achar uma equipe mais equilbrada. Contra o Vitória jogamos na frente e perdemos de 1 x 0. A ideia é deixar os três atacantes com um pouco mais de liberdade,” explicou.

Além de Paulo Baier, o Furacão terá o desfalque do lateral-esquerdo Wellington Saci, que segue em tratamento de uma entorse de tornozelo. Ontem, o substituto escolhido foi Bruno Costa, zagueiro de origem, que deverá jogar improvisado. Héracles, que se recuperou de uma lesão muscular, surge como opção, mas a tendência é que Bruno Costa comece jogando, segundo o treinador, que ainda dirigirá um último treinamento na manhã de hoje. O provável Furacão: Weverton; Manoel, Cleberson e Luiz Alberto; Maranhão, Derley, João Paulo, Harrison e Bruno Costa; Marcelo e Tiago Adan.