Divulgação
Porecatu, campeão de basquete.

A maior fase final na história dos Jogos da Juventude do Paraná será neste ano, em sua 21.ª edição, que começa esta noite, em Paranavaí. Estarão competindo nove mil atletas, quase o dobro do número de participantes na final do ano passado. Com os dirigentes (técnicos, professores, árbitros e organizadores), o número chega a doze mil pessoas. A cerimônia de abertura será hoje, às 20h, no Estádio Waldomiro Wagner.

Esses atletas com idade até 17 anos formam 636 equipes, representando 104 municípios, e vão disputar dezesseis modalidades: atletismo, basquete, ciclismo, futebol, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, tae kwon do, tênis, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. Às exceções do futebol, só para homens, e da ginástica, apenas para mulheres, as demais são no masculino e feminino.

Para o diretor de esportes da Paraná Esporte, Lester Pinheiro, essas alterações foram importantes, mas um terceiro fator está sendo fundamental para o crescimento dos Jogos da Juventude nos últimos anos: a retomada dos Jogos Colegiais pelo governo Roberto Requião. ?Os municípios estão encontrando mais facilidade para a formação de suas seleções. Os Jogos Colegiais proporcionam a revelação de atletas?, constata Lester.

Curitiba – 482 atletas

Divulgação
Pato Branco, campeão de vôlei feminino.

A Prefeitura de Curitiba, através da Secretaria de Esporte e Lazer, levará 482 alunos de escolas públicas e particulares à 21.ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná, que acontecerá de hoje ao dia 22, em Paranavaí. A competição reunirá os melhores atletas juvenis do Estado, entre 14 e 17 anos, que competirão em dezoito modalidades esportivas.

O secretário municipal do Esporte e Lazer, Raul Plassmann, acredita que a delegação de Curitiba tenha grandes chances de conquistar a sua oitava vitória geral nos jogos. ?Curitiba é heptacampeã dos Jogos da Juventude, a mais importante competição esportiva estudantil do Paraná. E a Prefeitura trabalha para dar apoio e condições aos futuros atletas, para que possam competir com chances de vitória?, afirma.

Os atletas curitibanos irão competir nas categorias masculina e feminina nas modalidades de: atletismo, basquete, ciclismo, futsal, handebol, judô, karatê, natação, tae kwon do, tênis, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. Também será inscrita uma equipe de futebol, composta apenas por homens, e uma equipe de ginástica rítmica, somente com mulheres.

A delegação de Curitiba terá 56 técnicos e auxiliares técnicos, além de dezesseis pessoas da organização. Para levar os materiais e as equipes a Paranavaí, a Secretaria do Esporte e Lazer fornecerá transporte – ônibus e caminhões. Os Jogos da Juventude são promovidos pela Paraná Esporte e Secretaria Estadual da Educação.

Sudoeste

O sudoeste estará participando da fase final dos Jojups com equipes de quinze municípios, em modalidades individuais e coletivas.

Os municípios do sudoeste com suas respectivas equipes que estarão em Paranavaí a partir de hoje até dia 22 são os seguintes: Capanema, futebol, handebol masculino e karatê feminino e masculino; Chopinzinho, tae kwon do feminino e masculino; Clevelândia, handebol feminino; Dois Vizinhos, basquete feminino, futebol e handebol masculino; Francisco Beltrão, atletismo feminino e masculino, basquete masculino, futebol, tae kwon do feminino e masculino, tênis de mesa masculino, vôlei de praia masculino, e xadrez feminino e masculino; Itapejara do Oeste, handebol feminino; Laranjeiras do Sul, futsal masculino e judô masculino; Mangueirinha, futsal feminino; Marmeleiro, vôlei masculino; Nova Prata do Iguaçu, vôlei masculino; Palmas, atletismo feminino e masculino, basquete feminino e masculino, karatê masculino, tae kwon do masculino, vôlei feminino e vôlei de praia feminino e masculino; Pato Branco, atletismo feminino e masculino, basquete masculino, futebol, futsal masculino, GR, karatê feminino e masculino, tae kwon do feminino e masculino, tênis de mesa masculino, vôlei feminino, e xadrez masculino; Pranchita, futsal feminino; Realeza, basquete feminino; Saudade do Iguaçu, handebol masculino e tae kwon do feminino e masculino.