Jogos podem deixar Coxa e Furacão juntos na tabela

Pela primeira vez na era dos pontos corridos no Campeonato Brasileiro, que começou em 2003, Atlético e Coritiba podem figurar juntos no G4. Essa escrita pode mudar hoje, caso uma combinação de resultados aconteça nesta rodada.

Para que a dupla Atletiba esteja no topo, é preciso que o Furacão vença o Bahia, o Vitória não pode bater o Fluminense no Barradão e o Corinthians não pode ganhar do Santos, na Vila Belmiro. Assim, o Coxa, com 20 pontos, garantiria a terceira colocação, mesmo que perca para o Grêmio, amanhã, e o Furacão assumiria a quarta posição, com 19 pontos.

Até por isso, o vice-presidente de futebol do Alviverde, Paulo Thomáz de Aquino, aponta o feito como uma boa fase dos clubes paranaenses. “Temos que perder essa cultura de que podemos menos que os outros, de achar que nós somos sempre candidatos ao rebaixamento. Coritiba e Atlético são tão fortes quanto outros clubes”, cobra o dirigente.

“Ainda falo do Paraná, que está bem na disputa da Série B. Precisamos de três times na Série A e do interior forte, com Londrina e Maringá em alta no futebol”, complementou ele.

Já o coordenador de futebol do Coritiba, Felipe Ximenes, demonstra satisfação com a possibilidade, mas é um tanto mais ponderado. “É uma fotografia de momento, é interessante. Mas é um campeonato de regularidade, não é motivo de euforia, temos que mante essa boa fase o máximo possível”, analisa.

Na história

A única vez na era dos pontos corridos que ocorreu de dois times paranaenses figurarem juntos no G4 foi em 2007, na segunda rodada, quando o Atlético e o Paraná possuíam seis pontos ao lado de outras quatro equipes -, mas devido ao saldo de gols ficaram nas duas primeiras colocações.

Nos antigos regulamentos do Campeonato Brasileiro, que variavam a cada temporada (a competição podia contar com diversos grupos e ir afunilando ou então ser um turno único, classificando os oito melhores para as quartas de final) houve sim casos da dupla Atletiba estar simultaneamente no topo. O último desses casos foi em 2002, quando o Atlético era o terceiro e o Coxa o quarto, com 13 e 12 pontos, respectivamente, na sétima rodada.

Outro caso que pode ser citado é o de 2001, quando após quatro rodadas Atlético e Paraná figuraram nas primeiras colocações o Furacão era o vice líder, com dez pontos, e o Tricolor ocupava a quarta posição, com nove.