José Paulo Lacerda/Unicom/Sesi/ Divulgação
Mundial do Trabalhador – final dos 800 metros rasos feminino.

O Circuito de Corridas Rústicas das Indústrias é a mais nova modalidade dos Jogos do Sesi – começa a ser introduzida neste ano, em Curitiba e região metropolitana. O projeto é desenvolvido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) do Paraná, em parceria com as empresas Copel, Correios, Robert Bosch e Volvo do Brasil, e suas associações de funcionários.

O objetivo é propiciar a prática do atletismo aliada à ação socioeducativa, com foco na criação da cultura e do hábito esportivo entre os trabalhadores industriários.

O Circuito de Corridas Rústicas das Indústrias vem ao encontro da demanda apresentada pelas indústrias e vai estreitar o relacionamento entre associações de funcionários, empresas e o Sesi. A iniciativa beneficia trabalhadores das indústrias e a comunidade.

Em Curitiba e região metropolitana, é grande o número de corredores, amadores ou profissionais. Por isso, ao longo do ano acontecem cerca de 90 corridas rústicas, além de uma maratona internacional, dez meetings de atletismo e vários jogos combinados.

Vôlei decide finalista

As partidas finais de voleibol feminino são um dos destaques dos Jogos do Sesi, amanhã, em Curitiba e região metropolitana. A competição acontece na Associação Copel, às 16h, quando as equipes da Robert Bosch e da Teleperformance definem o 3.º lugar. A grande final, prevista para as 17h, será entre a Copel e a Volvo, definindo a campeã da modalidade nesta 1.ª fase dos jogos.

Outras competições importantes são a disputa pelo 3.º lugar do voleibol masculino e as partidas de futebol sete livre e futebol sete máster.

Os finalistas representarão a região na etapa estadual dos jogos, que acontece em Ponta Grossa, em novembro. São disputadas as modalidades de futebol, futebol sete (máster e livre), futsal, natação, tênis de mesa, tênis de quadra, vôlei de praia, voleibol, basquete, atletismo, xadrez, bocha, bolão e dominó.

Realizados pelo setor industrial, com organização e coordenação do Serviço Social da Indústria (Sesi) do Paraná, os Jogos do Sesi envolvem em média 15 mil trabalhadores paranaenses, de cerca de 500 empresas. Em todo o Brasil participam 500 mil industriários. Para participar é preciso ter um ano de carteira assinada.

De Curitiba e região metropolitana são 4 mil trabalhadores, de 120 indústrias da capital, São José dos Pinhais, Araucária, Campo Largo, Quatro Barras, Rio Branco do Sul e Paranaguá. A coordenação é da unidade do Sesi do Boqueirão. Confira a programação para este sábado e os resultados da última rodada no quadro abaixo. Mais informações no site www.sesipr.org.br/unidades/boqueirao ou pelo telefone (41) 3271-8920.

Os valores do esporte no ambiente de trabalho

A prática esportiva promovida pelas indústrias, através do programa Sesi Esporte, vai além da competição e da busca de benefícios para a saúde. Ao despertar nas pessoas o espírito de equipe, liderança e cooperação, o esporte pode melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores e incrementar a produção das empresas e, conseqüentemente, contribuir para o desenvolvimento econômico e social do País.

É nesta filosofia que se incluem os Jogos do Sesi. O objetivo da competição é introduzir no ambiente de trabalho valores despertados pelo esporte, como o trabalho em equipe, a motivação, disciplina e integração. A melhor integração entre o colaborador e a empresa e a promoção das indústrias participantes são outros importantes resultados da competição.

Uma pesquisa realizada pelo Sesi, junto a trabalhadores-atletas, indicou a percepção que eles têm da prática esportiva e relacionou os dez principais valores do esporte que podem ser transportados para o ambiente de trabalho.

Inscrições no Sesi do Boqueirão

O Circuito de Corridas Rústicas das Indústrias será desenvolvido em quatro etapas. A primeira está marcada para o dia 19 de agosto, com saída e chegada dos atletas na unidade do Sesi Boqueirão. A largada acontece às 8h30 e o percurso é de 11 km, pelas ruas da região.

As demais etapas ocorrerão com a seguinte programação: Copel – 23 de setembro (Associação Copel Curitiba); Bosch – 7 de outubro (Clube Bosch). Volvo – 21 de outubro (Associação Viking.

A inscrição para a etapa do Circuito de Corridas Rústicas das Indústrias poderá ser feita a partir de segunda-feira, na unidade do Sesi do Boqueirão. Mais informações, pelo telefone 3271-8920 – Coordenação de Lazer, com o professor Roberto Ballescá.