O espanhol Joaquin Rodriguez venceu a 12.ª etapa da Volta da França, realizada nesta sexta-feira, após superar uma disputa acirrada com o seu compatriota, o atual campeão Alberto Contador, diminuindo em dez segundos a diferença que o separa do atual líder da competição, o luxemburguês Andy Schleck.

Contador foi o segundo colocado na etapa desta sexta, que percorreu 210,5 quilômetros entre as cidades de Bourg de Péage e Mende, sendo superado nos últimos metros por Rodriguez, após o sprint final. Alexandre Vinokourov, do Casaquistão, completou o pódio.

Andy Schleck segue na liderança geral da competição e ostenta a camisa amarela – dada ao ciclista com melhor tempo – pelo quarto dia consecutivo. Ele foi o quinto na etapa de sexta-feira e viu sua diferença para Contador cair para 31 segundos.

A diferença entre o luxemburguês e o espanhol no estágio desta sexta deu-se nos últimos três quilômetros, quando Contador iniciou uma arrancada que não foi acompanhada por Schleck. O também espanhol Samuel Sánchez é o terceiro no geral.

Já o norte-americano Lance Armstrong, lenda do esporte que sonhava conquistar pela oitava vez a Volta da França, foi apenas o 57.º nesta sexta-feira e amarga o 32.º posto no geral.