O presidente de honra da Fifa, João Havelange, deixou a unidade semi-intensiva do Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira ao apresentar nova melhora. O ex-dirigente, que completou 96 anos nesta semana, foi para o quarto, mas segue sem previsão de alta.

continua após a publicidade

O estado de saúde de Havelange apresenta “melhora significativa”, segundo o boletim médico divulgado nesta sexta. A infecção no tornozelo direito que o levou a ser internado no dia 18 de março está sob controle. E o tratamento com antibióticos, antes feito por via venosa, já está sendo realizado por via oral.

Este é o segundo boletim seguido que apresenta boa melhora de Havelange. O ex-dirigente chegou a ser internado na UTI do setor coronariano em abril por utilizar um marca-passo no coração. E precisou do auxílio de aparelhos para respirar.

Ex-atleta, João Havelange se tornou presidente da Confederação Brasileira de Desportos (CBD) – entidade que precedeu a CBF – em 1956, e de lá saiu em 1974. No mesmo ano, foi eleito para comandar a Fifa, tendo exercido o cargo até 1998, quando foi substituído pelo suíço Joseph Blatter.

continua após a publicidade

No final de 2011, Havelange renunciou ao cargo que ocupava no Comitê Olímpico Internacional, por razões médicas que não foram detalhadas. A decisão ocorreu no mesmo momento em que enfrentava o risco de ser punido por supostamente ter recebido suborno da empresa de marketing ISL, que faliu e tinha acordos comerciais com a Fifa na década de 1990.