Jean tenta o hexa no rali

Goiânia (AE) – O paulista Jean Azevedo é o recordista em vitórias na categoria motos no Rali Internacional dos Sertões, que terá largada promocional hoje, em Goiânia, e chegada dia 4 de agosto, em Porto Seguro, na Bahia. Ele soma cinco vitórias (1995, 2000, 2002, 2004 e 2005). Ao meio-dia, será realizado o prólogo, que definirá a ordem de largada para a 14ª edição da prova, que terá 3.878 quilômetros e passará por seis estados: Goiânia, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia e Minas Gerais.

Jean terá fortes adversários este ano: os franceses Cyril Despres, campeão do Rali Dacar do ano passado e vice este ano; e David Casteu, oitavo no Dacar e atual líder do mundial – ambos competem no Brasil porque a prova soma pontos para o Mundial de Cross Country. Ao todo, 92 motos esquentam a briga pelo lugar mais alto do pódio.

Para Azevedo, a vinda de pilotos estrangeiros de ponta é um estímulo maior para ele lutar pelo hexacampeonato. "Não vou deixar que o título vá para um estrangeiro, ainda mais correndo no Brasil. Sem dúvida o nível da competição está mais elevado", afirma o piloto brasileiro.

Para a prova, Jean fez poucas mudanças em sua moto KTM 525. Um delas é no tanque de combustível, além da aparelhagem de navegação, que será a mesma estrutura usada por ele no Rali Dacar. Com o novo formato, a moto perdeu, segundo ele, cerca de cinco quilos. Baixou de 135 para 130 quilos. "Só espero que a moto supere o rali dos sertões", disse.

Voltar ao topo