O brasileiro Jean Azevedo teve um excelente desempenho na nona etapa do Rali Dacar 2003, disputada ontem entre as cidades de Sabha e Zilla, na Líbia, com 567 km cronometrados. Ele terminou em terceiro na etapa e, com o resultado, saltou para a quinta posição na classificação geral. O vencedor foi o francês Richard Sainct, que com o resultado retomou a ponta na classificação.

O segundo colocado então passa a ser o italiano Fabrizio Meoni, que vinha na liderança. Já o espanhol Joan Roma, que está em terceiro no geral, sofreu uma queda e teve de abandonar a prova. Seu estado, no entanto, não é grave.

Carros

Já a dupla formada por Kléver Kolverg e Lourival Roldan, terminou em 18.º na nona etapa de ontem. Com o resultado, Kolberg/Roldan ocupa o 14.º lugar na classificação geral. O líder continua sendo o francês Stephane Peterhansel, seguido pelo japonês Hiroshi Masuoka.

“Uma das principais dificuldades do trecho hoje (ontem) era a navegação e o Lourival Roldan foi muito bem. Hoje, por exemplo, em alguns trechos sinuosos, conseguimos colocar um ritmo mais forte graças ao trabalho dele”, elogiou Klever.

O vencedor da etapa foi o finlandês Ari Vatanen, que com o resultado saltou para 12.º no geral.

Caminhões

Enquanto isso, o brasileiro melhor colocado é André Azevedo, que compete na categoria caminhões do Dacar 2003. Ontem ele terminou em terceiro lugar na etapa. Com o resultado, Azevedo manteve-se na terceira posição na classificação geral. O vencedor da etapa foi o holandês Gerardus de Rooy, seguido pelo russo Firdaus Kabirov. O líder da caminhões continua sendo De Rooy, seguido pelo russo Vladimir Tchaguine, o segundo no geral, que completou esta etapa em quarto lugar.

Hoje a disputa da décima etapa será entre as cidades de Zilla e Sarir, ainda na Líbia, com 521 km cronometrados.

Fora de perigo

O japonês Kenjiro Shinozuka, que sofreu nesta quinta-feira um sério acidente na oitava etapa do Rali Paris-Dacar 2003, está fora de perigo, segundo divulgou a assessoria de comunicação da prova. Shinozuka está internado em um hospital de Túnis, capital da Tunísia.

O carro do japonês capotou diversas vezes ao tentar saltar de uma duna a mais de 120km/h. Kenjiro sofreu traumatismo craniano e entrou em coma. O piloto precisou respirar com a ajuda de aparelhos, mas nesta sexta seu estado melhorou. Ele deverá ser transferido para um hospital de Paris nos próximos dias.

continua após a publicidade

continua após a publicidade