Jean Azevedo sobe na classificação do Dacar

Er Rachidia – O Brasil tem dois representantes entre os top 10 do Rali Dacar, em categorias diferentes. O piloto Jean Azevedo aparece em 10.º lugar entre as motos, enquanto André Azevedo, ao lado de Maykel Justo e Mira Martinec, está na 9.ª posição nos caminhões.

Jean Azevedo fez o oitavo melhor tempo do dia (3h18min25s), ao percorrer os 252 km do trecho especial entre as cidades de Nador e Er Rachidia, no Marrocos. ?Foi difícil, o terreno era extremamente duro e cheio de pedras, uma provação para as máquinas. Mas estou bem satisfeito com o nosso desempenho?, disse Jean. O vencedor da etapa foi o espanhol Marc Coma, um dos favoritos ao título, com o tempo de 3h07min39s, dez minutos e 46 segundos mais rápido que o brasileiro.

A maior dificuldade do trajeto desta segunda foi a navegação extremamente difícil, a região é muito montanhosa e com muitas erosões, o que fez muitos competidores se perderem no primeiro contato com o continente africano.

Entre os estreantes brasileiros, Sylvio Barros e Dimas Mattos fizeram praticamente o mesmo tempo, com apenas 4 segundos de diferença, e foram respectivamente o 74.º e 75.º colocados na etapa, enquanto Carlos Ambrósio chegou em 84.º.

Nos caminhões, André Azevedo, Maykel Justo e Mira Martinec ficaram em 17.º, com 4h20min23s, quase uma hora mais lentos que o vencedor da etapa, o caminhão do russo Vladimir Chagin. Na geral estão em nono.

E na categoria de carros, o vencedor de ontem foi o sul-africano Giniel de Villiers, com 2h46min12s. Os brasileiros Klever Kolberg e Eduardo Bampi, que haviam capotado o carro no domingo, voltaram a ter problemas com o Mitsubishi e chegaram em 169º (7h09min04s). Assim, a dupla cai da 21.ª para a 122.ª posição.

O melhor brasileiro foi Paulo Nobre, o Palmeirinha, que compete ao lado do português Filipe Palmeiro. Eles terminaram a etapa a 25min20seg de De Villiers.

Riamburgo Ximenes e Lourival Roldan terminaram o dia na 33.ª colocação – a mesma de domingo. Eles fizeram um tempo 40min maior do que o Touareg de Villiers e ocupam a posição de número 78 na geral. A dupla brasileira também passou por problemas mecânicos no sábado.

Voltar ao topo