Bangcoc, Tailândia – Dois anos e 11 meses depois de aceitar convite para dirigir a seleção japonesa, Arthur Antunes Coimbra, o Zico, cumpriu a primeira parte de sua promessa: classificou o Japão para a Copa do Mundo de 2006. A conquista alcançada ontem foi comemorada com euforia por milhares de torcedores nas principais ruas de Tóquio e de outros centros urbanos do país. A equipe de Zico se tornou a primeira a garantir presença na Alemanha, além dos anfitriões, ao derrotar a Coréia do Norte por 2 a 0, em Bangcoc, na Tailândia.

continua após a publicidade

Zico agora quer levar a seleção pelo menos para as quartas-de-final da competição. ?Desde que assinei contrato, estava certo de que teria sucesso e que o Japão se classificaria para o Mundial?, disse Zico, em entrevista após a partida, disputada na Tailândia por causa de distúrbios em confronto anterior da Coréia do Norte, mandante do jogo de ontem, com Irã.

Para Zico, a campanha do Japão nas eliminatórias é respeitável. ?Jogamos 11 partidas, perdemos apenas uma. Estou muito orgulhoso.?

Ele lamentou a ausência de torcedores no Estádio Supachalasai – o jogo foi realizado com portões fechados, por decisão da Fifa. ?Eu acho um absurdo fazer um espetáculo de Copa do Mundo sem público.?

continua após a publicidade

Os gols do Japão foram marcados por Yanagisawa e Oguro, a poucos minutos do encerramento da partida.

Zico sempre deixou claro que formaria um time ofensivo e ontem voltou a falar sobre o tema. ?No futebol, o maior objetivo é fazer gols e não abro mão de trabalhar nesse sentido, como técnico?, continuou. ?É o estilo de futebol que sempre prezei.?

continua após a publicidade