Em partida disputada em Omã por razões de segurança, já que a Síria está em guerra civil, o Japão venceu os sírios por 3 a 0, nesta quinta-feira, e assumiu a liderança isolada do Grupo E das Eliminatórias Asiáticas para a Copa do Mundo de 2018.

O resultado fez os japoneses chegarem aos dez pontos, ficando um à frente justamente da Síria. Cingapura, que no outro jogo do dia desta chave derrotou o Afeganistão por 1 a 0, em casa, ocupa a terceira posição, com sete pontos. Os afegãos, por sua vez, estacionaram nos três pontos e seguem em penúltimo lugar, enquanto o Camboja, com quatro derrotas em quatro jogos, seguram a lanterna sem nenhum ponto.

Todos os gols da vitória japonesa foram marcados apenas no segundo tempo. Depois de uma primeira etapa em que a seleção nipônica não foi feliz, Keisuke Honda abriu o placar aos 10 minutos do período derradeiro, cobrando pênalti. Pouco depois, aos 25, Shinji Okazaki ampliou e deixou o Japão em situação mais confortável. E, no finalzinho, aos 43 minutos, Takashi Usami decretou o 3 a 0.

O triunfo também manteve o Japão invicto no Grupo E, no qual o país voltará a jogar no próximo dia 12 de novembro, contra a Cingapura, fora de casa. A Síria, por sua vez, atuará já na próxima terça, contra o Afeganistão, novamente na cidade de Seeb, em Omã.

OUTROS JOGOS – Outras 13 partidas foram disputadas nesta quinta-feira pelas Eliminatórias da Ásia. Em uma delas, a Jordânia fez bonito ao superar a Austrália por 2 a 0, em casa, e assumir a ponta isolada do Grupo B, com dez pontos.

Assim, os jordanianos passaram os próprios australianos, que ficaram com nove na vice-liderança. Fattah, de pênalti, e Al Dardour marcaram os gols da Jordânia, ambos no segundo tempo.

No outro jogo desta chave realizado nesta quinta, o Quirguistão empatou por 2 a 2 com Tajiquistão, em casa, em resultado que o manteve na terceira posição, com cinco pontos, três à frente do próprio Quirguistão.

Já o Catar se manteve com 100% de aproveitamento nas Eliminatórias da Ásia ao bater a China por 1 a 0, em casa, alcançando os 12 pontos no Grupo C. Assim, abriu cinco de vantagem sobre os chineses, que dividem a vice-liderança com Hong Kong. No outro jogo desta chave, as Ilhas Maldivas venceram o Butão por 4 a 3, fora de casa, e somaram seus primeiros pontos no qualificatório asiático, enquanto o Butão segue sem pontuar.

A outra seleção com 100% de aproveitamento nas Eliminatórias da Ásia é a Coreia do Sul, que chegou aos 12 pontos no Grupo G ao vencer o Kuwait por 1 a 0, fora de casa. Os kuwaitianos acumulavam três vitórias em três jogos, mas perderam a invencibilidade e ficaram na segunda posição, com nove pontos. O Líbano, que superou Mianmar por 2 a 0, também longe de seus domínios, é o terceiro colocado, com seis pontos.

Os outros resultados do dia nas Eliminatórias da Ásia foram os seguintes: Turcomenistão 2 x 1 Índia, Omã 1 x 1 Irã, Vietnã 1 x 1 Iraque, Coreia do Norte 0 x 0 Filipinas, Bahrein 0 x 4 Usbequistão, Timor Leste 1 x 1 Palestina e Arábia Saudita 2 x 1 Emirados Árabes Unidos.