Moscou (AE) – Jadel Gregório está na final do salto triplo do Mundial Indoor de Atletismo de Moscou, Rússia – a prova será realizada hoje, último dia do programa de competições. Jadel, que ganhou a medalha de prata na última edição do Mundial Indoor, em Budapeste (2004), deu ontem o melhor salto na prova de classificação, com a marca de 17,46m.

Com isso, Jadel igualou o seu próprio recorde sul-americano indoor (estabelecido em Karlsruhe, Alemanha, em 2006) e deixou para trás o número um do ranking, o romeno Marian Oprea, a terceira marca do dia (17,25 metros). O russo Igor Spasovkhodskiy, com 17,31 metros, foi o segundo na classificação.

Jadel, de 25 anos, salta a partir das 11h35, hoje, com a chance de obter a sua primeira medalha de ouro num mundial.

O campeão mundial ao ar livre, no ano passado, na Finlândia, o norte-americano Walter Davis, saltou 17,09 metros, apenas o suficiente para se qualificar. Já o campeão olímpico, o sueco Christian Olsson, que é considerado o melhor atleta na prova, não está na competição. Após ganhar a medalha de ouro olímpica, em Atenas, em 2004, Olsson desapareceu do circuito por causa de lesões.

Novo técnico

Jadel Gregório está sendo orientado nesta temporada pelo técnico inglês Peter Stanley, que também já treinou o recordista mundial da prova, Jonathan Edwards (se retirou das pistas há dois anos). O técnico acompanha Jadel em Moscou.

Outros brasileiros

A brasileira Maíla Machado não foi às semifinais dos 60 metros com barreiras ontem, mas bateu o recorde sul-americano com o tempo de 8s03, na primeira rodada do mundial (a marca anterior pertencia a Maurren Maggi, com 8s12). Matheus Inocêncio chegou até as semifinais, bateu o seu recorde pessoal (7s67), mas não se classificou entre os oito atletas que decidiram a medalha nos 60m com barreiras. Redelen dos Santos ficou nas eliminatórias.

Competindo em casa, as russas fizeram dobradinha no pódio do salto triplo, com Tatyana Lebedeva (14,95m), recordista mundial da prova, e Anna Pyatykh (14,93m). A etíope Meseret Defar conseguiu repetir o título que ganhou na última edição do mundial nos 3.000m, com 8min38s80.

Isinbayeva conquista ouro

Moscou – A russa Yelena Isinbayeva conquistou ontem a medalha de ouro na prova do salto com vara do Mundial Indoor de Atletismo, que está sendo disputado em Moscou. No entanto, Isinbayeva, dona do recorde mundial da modalidade, com 5,01m, não conseguiu corresponder à expectativa do público, que queria uma nova quebra da marca. Ela, que já superou seu recorde 19 vezes, saltou 4,80m.

Anna Rogowska, da Polônia, ficou com a medalha de prata, com 4,75m. Sua compatriota, Svetlana Feofanova, que tentava o bicampeonato na competição, conquistou o bronze, com a marca de 4,70 m.