Divulgação
Revezamento 4×400 metros no qual, ano passado, o Paraná arrancou a medalha de ouro.

Com uma equipe formada por 192 atletas, dirigentes e técnicos, o Paraná inicia nesta terça-feira, em Jaraguá do Sul (SC), a disputa dos 17.º Jogos Abertos Brasileiros (JABs). A delegação sai de Curitiba na manhã de hoje, em cinco ônibus fretados, tendo o professor Detlev Uwe Surkamp, diretor de Esportes da Paraná Esporte, como chefe da delegação.

A delegação paranaense ficará hospedada na Escola Estadual Miguel Couto, situada na vizinha cidade de Schroeder, distante oito quilômetros de Jaraguá do Sul. O Estado estará representado em todas as modalidades em disputa: atletismo, judô, natação, basquetebol, voleibol, futsal e handebol.

A cerimônia oficial de abertura dos JABs está prevista para as 20 horas de hoje, na Arena Jaraguá.

Para o professor Detlev Uwe Surkamp, a participação nos JABs é ainda mais importante por se tratar da primeira competição nacional do ano. ?O Paraná é um dos fundadores dos JABs e temos este compromisso com as nossas equipes que venceram a disputa estadual. Tenho certeza que vamos desenvolver um bom trabalho, e estamos satisfeitos porque as equipes representam bem a força esportiva do Paraná?, disse.

Dentre as modalidades individuais, quatro municípios levarão suas equipes aos JABs. No atletismo feminino, a equipe de Paranavaí será a representante do Paraná, enquanto o masculino carregará o nome de Cascavel. O judô feminino será de Maringá, e o masculino de Cascavel. Já na natação, Colombo será a representante no feminino e Maringá levará os atletas do masculino.

No basquete, Ponta Grossa levará a Jaraguá do Sul o time feminino, e Maringá ficará com a equipe masculina. Ponta Grossa aparece novamente no futsal feminino, e no masculino a força para buscar as vitórias nos JABs vem de Marechal Cândido Rondon. O time de handebol feminino será de Cascavel, e o masculino de Maringá. E, por fim, no voleibol, Araucária será o representante no feminino e Maringá no masculino.

Nove estados já têm sua participação confirmada nos 17.º JABs: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Os Jogos Abertos Brasileiros encerram no dia 27 deste mês. No ano passado, quando a competição foi disputada na Estância Balneária de Praia Grande (SP), o Paraná ficou em quarto lugar geral, atrás apenas de São Paulo, Santa Catarina e Rio de Janeiro. Ao todo, os atletas paranaenses conquistaram 27 medalhas, sendo seis de ouro, seis de prata e 15 de bronze.