O Campeonato Paranaense da 2ª Divisão começa apenas em 1º de maio, mas já vai dando o que falar. Primeiro pela desistência do Iguaçu de União da Vitória, que sequer apareceu no arbitral realizado ontem, na sede da Federação Paranaense de Futebol.

continua após a publicidade

Depois pela nova migração do AFA, que jogou a Segundona 2009 em Foz do Iguaçu, mas retorna pra Umuarama, sem a necessidade de pagamento dos R$ 200 mil impostos pela FPF no caso de mudança de sede.

Questionado sobre a exceção, o presidente Hélio Cury tentou se explicar. “É que eles apenas mandaram os jogos em Foz. Mas pra nós o time nunca foi de lá”, disse.

A AFA teria sido “alugada’ por diretores do time “oficial’ da fronteira, na tentativa de devolver a cidade para a elite do Estadual no mesmo ano do rebaixamento.

continua após a publicidade

“Isso foi invenção dos jornais de lá. Pra nós esse time sempre foi de Umuarama”, retrucou.

“Atrações’

A Segundona repete a fórmula de disputa de 2009, com término previsto para 22 de agosto e suas pitorescas atrações.

continua após a publicidade

Entre os 11 inscritos, equipes como o tradicional Londrina, rebaixado no ano passado, o F.C. Cascavel do jogador Belletti, campeão da Terceirona, e o Arapongas de Adir Leme, proprietário do antigo Campinas que se tornou o novo Barueri.

Os 11 times se enfrentam em turno único. Os seis primeiros avançam à 2ª fase (com ponto extra para o 1º e o 2º), em dois turnos, que vai apurar os dois novos integrantes da elite em 2011. Os três piores da 1ª fase de caem para a Terceirona.