Atlético, Coritiba e Paraná iniciaram a disputa do Campeonato Paranaense dispostos a acabar com a festa dos times do interior, campeões das duas últimas temporadas. Os times da capital tiveram atuações seguras na primeira rodada, venceram seus jogos e marcaram um feito que não acontecia desde a primeira rodada do Estadual de 2000: vitória dos três times do trio de ferro na primeira rodada.
No Paranaense 2000, quando o Atlético terminou campeão, os três clubes da capital conseguiram vencer seus compromissos de estreia. Enquanto o Coxa fez 9×0 no Francisco Beltrão, o Furacão venceu o extinto Batel, em Guarapuava, por 2×0 e o Paraná Clube, na Vila Capanema, passou pelo Operário e ganhou do Fantasma por 4×2. Este feito se repetiu também nas temporadas de 1991 e 1994.
Depois de principalmente a dupla Atletiba deixar de lado o início da disputa do Paranaense e colocar em campo seus times alternativos, neste ano, tanto Atlético, quanto Coritiba, já iniciaram o Estadual com força máxima. Até por isso, o Furacão e o Verdão não tiveram dificuldades para vencer seus compromissos contra Operário e Cascavel, respectivamente.
Quem também começou o ano empolgando foi o Paraná Clube. Na Vila Capanema e, mesmo sem ter feito grandes contratações, o Tricolor teve uma grande atuação diante do J. Malucelli e goleou o time do Barigui por 4×1. Logo no início da temporada, o torcedor paranista acompanhou um time como há muito tempo não se via e, se tiver peças de reposição para a sequência do Estadual, o Paraná pode também brigar pelo título do Paranaense, taça que não conquista desde 2006.
Logo de cara, o Trio de Ferro provou que, diferentemente dos outros anos, os times do interior terão mais dificuldades nas partidas contra os grandes do Estado.
Força máxima para buscar a taça
A grande novidade neste início de temporada é o Atlético, que deixou de lado seu time sub-23 e vai usar força máxima para voltar a ser campeão do Estado, fato que não acontece desde 2009.
A diretoria prometeu e, em campo, o clube tem materializado, fazer de 2016 o ano do futebol.
Derrotado na final do Paranaense do ano passado para o Operário, em pleno Couto Pereira, o Coritiba quer fazer de 2016 uma temporada mais tranquila. Além de recuperar a hegemonia do futebol paranaense e de fazer valer seu status de maior campeão do Estado, o Verdão quer também passar longe do risco de rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Por isso, a diretoria alviverde trouxe reforços pontuais e, apostando sobretudo na eficiência da sua defesa, quer voltar a levantar a taça.
Se para os times da capital a primeira rodada foi animadora e provou que Atlético, Coritiba e Paraná não estão para brincadeira em 2016, para as equipes do interior somente Londrina, Foz do Iguaçu e Maringá têm o que comemorar, já que venceram seus compromissos contra PSTC, Toledo e Rio Branco, e também somam três pontos na classificação.
De tudo o que foi visto na primeira rodada, o melhor é que quem ganha com isso são os torcedores, que poderão acompanhar jogos mais atrativos e de melhor qualidade na luta dos 12 times para ficar com o título do Paranaense 2016.


