O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), o alemão Thomas Bach, apresentou em Lausanne, na Suíça, durante a cerimônia da chegada da tocha olímpica ao COI e à ONU, reivindicações das federações internacionais de esportes ao presidente do Comitê Rio-2016, Carlos Arthur Nuzman.

continua após a publicidade

Um dos pedidos se refere à pintura das quadras de tênis. A Federação Internacional de Tênis (ITF, na sigla em inglês) avaliou que o tom azul aprovado pela entidade não ficou satisfatório e solicitou que o local seja repintado. O Rio deve atender a esse pedido.

Já a reivindicação de equipar o estádio Aquático com ar condicionado, pedido das federações que usarão o complexo, está praticamente descartada.

MISSÃO – Para acompanhar a conclusão das obras e tentar garantir que estejam concluídas, o COI antecipou para a semana que vem o desembarque no Rio. A última vez que isso aconteceu foi em 2004, em Atenas, na Grécia. A medida não foi necessária na China em 2008, nem em Londres, em 2012. “Viajamos um dia antes dos Jogos”, comentou outro assessor de Bach.

continua após a publicidade

Christophe Dubi, diretor do COI, deve permanecer três semanas por mês no Rio até agosto. Ao ser perguntado sobre qual seria sua prioridade, resumiu: “Tudo”. Para Nuzman, “não temos um segundo a perder”, mas insistiu que o evento vai ficar dentro do orçamento.