Terceira colocada do ranking mundial masculino, a Itália recebeu convite da Federação Internacional de Vôlei (FIVB) e irá disputar a Copa dos Campeões, em novembro, no Japão. No feminino, a única vaga por convite nesta que é a principal competição da temporada foi dada à República Dominicana, segundo informou a FIVB nesta quarta-feira.

De acordo com a entidade, o critério usado foi o de convidar, nos dois naipes, a seleção de melhor ranking entre aquelas que terminaram em segundo lugar nos seus respectivos campeonatos continentais. As dominicanas estão em oitavo na lista das melhores do mundo.

Desta forma, no masculino, entre 19 e 24 de novembro, vão jogar no Japão, além do país sede, também os campeões continentais Brasil, Rússia, Irã e Estados Unidos. Todas as equipes se enfrentam em turno único no hexagonal.

Com o convite à Itália, o torneio terá os três medalhistas olímpicos no masculino em Londres/2012, os atuais campeões mundial (o Brasil), da Liga Mundial e da Copa do Mundo (a Rússia), além dos quatro melhores do ranking mundial (também os EUA). Irã (em 12º no ranking) e Japão (em 17º) aparecem como zebras.

No feminino o torneio, entre 12 e 17 de novembro, será mais esvaziado, porque não terá a Itália, campeã da Copa do Mundo de 2011, e a China, segunda colocada no Grand Prix deste ano. Os dois países não conseguiram chegar às finais dos seus campeonatos regionais. Assim, a vaga por convite ficou com a República Dominicana, oitava no ranking, que tem quatro pontos de vantagem sobre a Alemanha, vice-campeã europeia – 130 a 126.

A competição contará com o Brasil, líder do ranking mundial, campeão do Grand Prix e ouro em Londres, os EUA, prata na Olimpíada, o Japão, que conquistou o bronze naquela ocasião, além da Rússia, atual campeã mundial. A grande zebra no torneio a Tailândia, que foi campeã europeia e subiu para o 12º lugar do ranking.