Itaipava GT tem volta de modelos vencedores

A etapa de Interlagos da Itaipava GT, que fechou a temporada 2011 teve uma atração especial. Os carros modernos das categorias GT3 e GT4 ganharam a companhia de esportivos que fizeram parte dos anos anteriores, como o Lamborghini Gallardo LP520, a Ferrari F430 e o Dodge Viper Competition Coupe. Eles fizeram parte de uma categoria à parte, chamada de GT Premium.

O Viper foi um dos destaques da semana no circuito paulistano. Correndo lado a lado aos postulantes ao título da GT3, o português Rui Lapa, campeão das 24 horas de Nurburgring, na Alemanha, em 2001, e o espanhol Azor Dueñas, quarto colocado da última Copa Clio espanhola, terminaram em 11.º, 1min37s972 atrás dos vencedores Sérgio Jimenez e Paulo Bonifácio, a bordo de uma Mercedes Benz SLS AMG.

A dupla subiu uma posição e ficou 1min24s639 atrás de Wagner Ebrahim, pilotando um Audi R8. Propriedade da Ebrahim Motors, o Viper foi fabricado em 2006 e pertence à terceira geração.

Apenas seis unidades vieram ao Brasil logo após a fabricação e competiram na GT3 em 2007 e 2008. Na primeira temporada, foram cinco vitórias em dez provas da dupla Xandy Negrão e Andreas Mattheis. Na segunda, três triunfos, dois deles com a dupla Alceu Feldman e Lico Kaesemodel, e mais um de Negrão e Mattheis.

Apesar dos anos a mais, o Viper ainda é um exemplo de potência, comparado, por exemplo, ao Audi A8 de Wagner Ebrahim, campeão da corrida da GT3 no domingo. “O Audi R8 tem em torno de 620 cavalos. O Viper é superior em velocidade também”, comparou o engenheiro.

Voltar ao topo