Irons conquista título no Brasil

No ano passado, Imbituba (SC) sediou as finais da primeira edição do Nova Schin Festival WCT Brasil. Ontem na mesma Praia da Vila foi definido o campeão mundial de 2004. O terceiro título consecutivo do havaiano Andy Irons foi confirmado quando o alagoano Tânio Barreto despachou o australiano Joel Parkinson na 13.ª bateria da terceira fase da competição. Irons já tinha vingado a derrota sofrida para Raphael Becker em Florianópolis e assistia ao confronto decisivo na arena dos atletas. Definida a bateria, desceu para cumprimentar o seu companheiro de equipe e atender a imprensa que registrou o quarto título mundial decidido no Brasil.

Os outros três foram no Rio de Janeiro, que consagraram três novos campeões mundiais: o norte-americano Kelly Slater em 1992, o australiano Mark Occhilupo em 1999 e o havaiano Sunny Garcia em 2000. Em sua primeira apresentação ontem, Irons ganhou a revanche de Becker: 16,43 x 11,73.

Na disputa seguinte, o defensor do título do Nova Schin Festival WCT Brasil, Kelly Slater, deu mais um espetáculo na Praia da Vila, não dando qualquer chance para o paulista Adriano “Mineirinho” de Souza. “Consegui pegar as melhores ondas da bateria, mas o Mineirinho é um ótimo surfista e com certeza tem um grande futuro pela frente. Acredito que daqui uns 2 ou 3 anos ele poderá ser o surfista que vai trazer um título para o Brasil”, elogiou.

Decisão

Na seqüência vieram três vitórias australianas, mas quem deveria vencer, foi eliminado. Tânio Barreto começou bem a bateria e entrou no “time” das séries, com Joel Parkinson não conseguindo pegar as melhores. Com uma nota 7,83 em sua segunda onda e 6,63 na quinta, Tânio decidiu o título mundial da temporada ao derrotar o australiano por 14,46 x 10,90.

O alagoano, convidado no campeonato, ficou triste e até pediu desculpas ao australiano, ressaltando que só fazia seu trabalho. “Agora vou até pedir uns 10% do prêmio para o Andy Irons ou então pedir uma guarida lá no Havaí para ele”, brincou Tânio, que foi cumprimentado pelo tricampeão.

Sete brasileiros se classificaram para as oitavas-de-final em Imbituba. A previsão é de que a penúltima etapa do ASP Foster?s World Championship Tour (WCT) seja encerrada hoje e o local do último dia será anunciado às 7h. O último a conquistar uma etapa do mundial em casa foi o paranaense Peterson Rosa em 1998 na Barra da Tijuca (RJ).

Voltar ao topo