Investigação cientifica nos esportes aquáticos

As irmãs curitibanas Karla e Kelly de Jesus, após recente retorno de Portugal, iniciaram um projeto para fazer o doutorado de natação aqui no Brasil, mais precisamente na Universidade Federal do Paraná, incentivadas pelo coordenador do laboratório de Biomecânica, professor André Rodacki.

A universidade está buscando ampliar as suas estruturas na aérea da investigação cientifica dos esportes aquáticos, onde está sendo desenvolvido um centro de avaliação para receber todos os nadadores do Estado nas categorias Mirim a Júnior.

A equipe de profissionais que integram o projeto orientados pelo professor Paulo Bento, que é um dos treinadores remanescente da era em que a natação paranaense esteve entre as melhores do Brasil.

A equipe composta por alunos da UFPR avalia parâmetros fisiológicos, biomecânicos e cineantropométricos dos atletas. A essência deste projeto é informar e fornecer subsídios aos técnicos, atletas e profissionais da área das Ciências do Esporte para o melhor direcionamento do processo de treinamento.

Também existe uma grande expectativa desta equipe, na contribuição da formação de atletas que consigam chegar aos mais alto nível da natação competitiva.

O cronograma de avaliações teve início em agosto, e pelas instalações da UFPR já passaram atletas da equipe da Fundação Nadar (Colombo) e triatletas da equipe do Paraná Clube.

As irmãs, pela grande experiência internacional adquirida ao longo das suas vidas, estão confiantes e determinadas nos resultados que serão atingidos, pois as suas carreiras de atletas, técnicas e agora mestres, são marcadas pelo sucesso.

Também se sentem orgulhosas em contribuir mais uma vez para o engrandecimento do esporte que direcionou as suas vidas. Com o retorno delas, a natação paranaense ganha mais um reforço no caminho para as vitórias.