Mordida

Internautas criam abaixo-assinados pedindo punição a Suárez

A mordida do atacante uruguaio Luis Suárez no jogador italiano Giorgio Chiellini levou a uma rápida mobilização de internautas pedindo a sua punição. A mordida virou meme na rede e repercutiu no Facebook e no Twitter, chegando aos trending topics. Até agora dez abaixo-assinados foram iniciados na plataforma Change.org em menos de doze horas. A maioria vem do Reino Unido, onde Suárez joga no Liverpool, como a de Rick Varaden, já com mais de 3 mil assinaturas.

Uma das petições que mais repercutiu, com mais de mil assinaturas, foi a do nigeriano Chi Gbugu, que veio ao Brasil especialmente para acompanhar a Copa do Mundo com a família. “A Fifa tem que tomar uma decisão urgente contra essa agressão, banindo Suárez da Copa. Não é possível permitir que jogadores cometam uma violência dessas em um jogo profissional no maior campeonato de futebol do planeta”, diz ele, que nasceu na Itália, cresceu na Nigéria e é cidadão americano.

Além da suspensão da Copa, algumas petições pedem que Suárez se aposente do futebol e até seja deportado da Inglaterra. Não é a primeira vez que o jogador morde um oponente em campo. Em 2010 ele foi penalizado por sete jogos pelo mesmo tipo de agressão, e, em 2013, ele chegou a ser suspenso por dez partidas.