Um novo mal-estar entre a seleção brasileira e alguns clubes parece inevitável a partir da divulgação nesta quinta-feira, às 11 horas, num hotel do Rio, da lista de convocados para os próximos três amistosos. Se Mano Menezes chamar atletas que atuam no País para enfrentar Costa Rica e México, em 7 e 11 de outubro respectivamente, vai afetar o Brasileirão justamente na sua reta final.

continua após a publicidade

Nove partidas, válidas pela 28.ª rodada, vão ocorrer entre 8 e 9 de outubro, no intervalo entre um jogo e outro da seleção no exterior. O Santos de Neymar vai enfrentar o Palmeiras; o Flamengo, liderado por Ronaldinho Gaúcho, faz clássico com o Fluminense; o Corinthians, do volante Ralf, encara o Atlético-GO, no Pacaembu. E o Internacional, time do atacante Leandro Damião, joga com o Vasco.

Mano vai elaborar duas listas: uma para o Superclássico das Américas contra a Argentina, na quarta-feira, em Belém, e que só contará com jogadores em atividade no País – não haverá rodada do Brasileiro -, e a outra para os jogos com a Costa Rica, em San José, e o México, em Torreón.

Antes mesmo de a lista ser divulgada, a diretoria do Internacional se antecipou e já pediu à Confederação Brasileira de Futebol a liberação de Leandro Damião dos dois amistosos que serão realizados no exterior.

continua após a publicidade

Na quarta, Damião sentiu uma dor muscular na coxa direita aos 26 minutos do primeiro tempo do jogo em que o Inter empatou com Figueirense por 1 a 1, deixou o campo chorando e pode ficar algum tempo sem jogar. “Não sei se estourou, mas senti uma dor muito forte”, disse. Ele passará por exames nesta quinta.