Um grupo de 12 jovens sul-coreanos, que vieram ao Brasil para aprender as artimanhas do futebol, foi notificado a deixar o país. A situação foi informada ontem pela Polícia Federal, que após fiscalização em Piraquara, região metropolitana de Curitiba, constatou que essas pessoas estavam com o visto de permanência vencido. Outros três, com situação regularizada, poderão permanecer em território brasileiro.
Conforme nota emitida pela Polícia Federal, existe a informação de que mesmo as passagens de volta já foram compradas para que os jovens possam retornar à Coreia do Sul. Caso algum deles deseje voltar ao Brasil, será necessário o pagamento de multas, de valores não informados, e obtenção de novo visto de entrada no consulado brasileiro de seu país.
De acordo com reportagem publicada pelo Diário Lance!, os jovens vieram por intermédio de sul-coreanos, que montaram uma empresa em seu país para trazer os jogadores interessados em realizar intercâmbio no futebol brasileiro. A chegada dos coreanos na região metropolitana de Curitiba ocorreu depois de passagens por estados como Minas Gerais e São Paulo.
A Polícia Federal declarou, no entanto, que não existe prática de crime de falsidade de visto e documentos, como também de tráfico de seres humanos.
A vinda de asiáticos ao Brasil, para aprender futebol, teve a década de 1990 como marco no Paraná. Na época, o Japão já se preparava para sediar a Copa do Mundo 2002 e diversos japoneses realizaram intercâmbio no país.


